Dia da mulher militar: Policiais femininas são homenageadas

As policiais militares femininas da Paraíba foram homenageadas, nesta segunda-feira (26), no Centro de Educação da PM, em João Pessoa. (Foto:Wagner Varela)
As policiais militares femininas da Paraíba foram homenageadas, nesta segunda-feira (26), no Centro de Educação da PM, em João Pessoa. A data marca o Dia Estadual da Mulher Militar e foi celebrada através de uma parceria entre a instituição e a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.

A programação começou com uma partida de futebol de salão, que marcou o encontro de todas as gerações da Polícia Militar. As veteranas da instituição venceram o jogo por 8 a 1 contra as cadetes, com destaque para a capitã Priscila Carício, que marcou três gols.

As policiais foram recepcionadas, em seguida, no auditório do Centro de Educação, onde participaram de palestras ministradas pela gerente operacional das políticas intersetoriais da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Leandra Cardoso, e pela vice-diretora do Centro de Educação, tenente-coronel Íris Oliveira – esta última narrando a história da mulher na instituição paraibana. Ao final, as militares foram agraciadas com brindes e se confraternizaram pela passagem histórica do dia.

Conquista – As mulheres comemoraram também a resolução que amplia os direitos para o gênero na instituição, entre os quais a ampliação da licença-maternidade e cuidados especiais para o período de gestação. A medida foi publicada no boletim interno 0014, da Polícia Militar.

Histórico – Atualmente, 700 mulheres fazem parte da Polícia Militar da Paraíba, sendo 152 oficiais e 548 praças. As primeiras policiais ingressaram na instituição em 26 de janeiro de 1987. No começo, Como não havia definido um emprego específico para o grupo inicial, elas passaram a desempenhar atividades no setor de relações públicas da PM.

Com a entrada de novas soldados, em 1990, elas começaram a ser distribuídas em atividades diversas, inclusive com a criação de uma companhia feminina na Polícia Militar da Paraíba, com sede na Capital. Hoje as mulheres ocupam atividades em comandos, diretorias, e no policiamento nas ruas, atuando também nas atividades da educação e saúde, áreas desenvolvidas também pela PM.

A data – O Dia da Mulher Militar estadual foi instituído pela lei ordinária 9.186/2010, que estabeleceu a data no calendário oficial do Estado da Paraíba.

Compartilhar