Governo promoveu mais de 10 policiais militares por ato de bravura

Cabo Pessoa foi um dos reconhecidos neste período. A promoção dele foi deferida e será publicada no Diário Oficial. Ele realizou uma intervenção que teve repercussão na mídia nacional
O Governo do Estado concedeu a promoção por bravura de 12 policiais da qualificação de praças da Polícia Militar. As promoções visam enaltecer atitudes de coragem incomum e audaciosa dos policiais, com a demonstração de ações que ultrapassam os limites do dever funcional.

É o caso do cabo Aleksandro Pessoa, lotado no Grupamento de Ações Táticas Especiais. A promoção dele, que já foi deferida, será publicada no Diário oficial como forma de reconhecimento à intervenção feita durante uma tentativa de assalto a uma casa lotérica, ocorrida no dia 28 de janeiro do ano passado, no bairro do Castelo Branco, na Capital.

O policial estava de folga, na fila de pagamento, quando percebeu a chegada de dois bandidos, que anunciaram o assalto contra o estabelecimento comercial. Sozinho, o militar enfrentou a dupla e conseguiu frustrar o roubo. Os acusados foram presos em flagrante, minutos depois.

Para ser promovido por ato de bravura, os policiais passam por quatro etapas rigorosas, que começam com a instauração de um conselho especial por ato de bravura, iniciado pelo comando geral da Polícia Militar. São analisados o caso concreto, a amplitude da ocorrência e a norma que assegura esta promoção extra na carreira profissional. O último ato é do governador Ricardo Coutinho, que nos últimos quatro anos foi um dos governadores do país que mais concedeu este tipo de reconhecimento a polícias militares, enaltecendo os exemplos profissionais da corporação.

Outro caso emblemático, também reconhecido com promoção, foi o do sargento Pedro de Alcântara, hoje servindo no Batalhão de Policiamento Ambiental. No ano de 2011, o policial participava das ações do processo de pacificação do bairro do Alto do Mateus, em João Pessoa, quando foi recebido a tiros juntamente com o então tenente Antônio de Souza. Os suspeitos foram detidos e uma Unidade de Polícia Solidária (UPS) foi implantada no bairro, atendendo hoje a mais de 40 mil moradores.

No total, foram seis soldados promovidos a cabo, dois cabos a 3º sargento, um 3º sargento a 2º sargento e um 1º sargento a subtenente.

Compartilhar