Policial desenvolve ferramenta de localização de viaturas

Tenente coronel Valtânia junto com o grupo de estudo da UFPB
A coordenadora de Estatísticas e Avaliação da Polícia Militar da Paraíba, a tenente coronel Valtânia Ferreira, apresentou, na ‘Conferência Brasil – Canadá 3.0’, o seu projeto de mestrado sobre uma ferramenta web para auxiliar o gestor de segurança pública no posicionamento de viaturas em pontos estratégicos. O evento foi realizado no Centro de Convenções, em João Pessoa, na ultima quinta (5) e sexta-feira (6).

Na ocasião, Valtânia, que é mestranda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), explicou que a ferramenta visa auxiliar os gestores da Polícia Militar da Paraíba na adoção de políticas para redução e inibição da criminalidade, com o emprego de viaturas policiais em locais estratégicos e atendendo à população no menor tempo possível nas situações de emergência.

“Ao final da pesquisa, quero doar esse sistema para a PMPB e otimizar ainda mais o trabalho dessa instituição tão relevante à qual pertenço”, disse Valtânia, que tem a pesquisa coordenada pelo professor Lucídio Cabral, do Centro de Informática da UFPB. Ainda segundo ela, a ferramenta ‘Localização de viaturas policiais’ foi desenvolvida para atender uma demanda crescente, principalmente nos grandes centros urbanos, pelo atendimento policial em situações de emergência.