Banda de música da PM ganha novas instalações e instrumentos

No total foram investidos cerca de R$ 94 mil nas novas instalações e compra de equipamentos. (Foto: Wagner Varela)
O Governo do Estado inaugurou, na manhã desta quarta-feira (3), as novas instalações da Banda de Música da Polícia Militar e entregou 64 instrumentos aos seus integrantes, renovando assim toda parte de percussão e sopro. No total, foram investidos cerca de R$ 94 mil. A inauguração e entrega dos equipamentos foram realizadas pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, e contou com a presença do secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima.

O novo espaço da banda da PM fica localizado no térreo do 1º Batalhão, no centro da Capital, e conta com duas salas de ensaios e uma seção que abriga o acervo onde estão armazenadas as partituras com mais de 100 anos de história, a exemplo do dobrado do “Guarani”, de Carlos Gomes.

O coronel Euller Chaves destacou a história da banda e lembrou da importância de melhorar a ambiência do espaço em que o conjunto ensaia. “A banda da Polícia Militar há tempo esperava por essa atenção especial e essa espera acabou. Em 2011, entregamos túnicas para todos os integrantes e com isso melhoramos a apresentação pessoal, renovamos agora os instrumentos musicais e estamos inaugurando uma ambiência digna para que os policiais que fazem parte desta centenária banda de música possa se preparar para continuar abrilhantando os eventos dos quais participa”, externou.

O maestro da banda, capitão Edson Pequeno, agradeceu em nome dos integrantes e falou que com o novo espaço será possível implementar outros projetos voltados para a população. “A banda está feliz e satisfeita com essa nova roupagem e agora poderemos ampliar nosso alcance e receber os turistas que aqui visitam o Teatro Santa Roza, onde poderão nessa passagem conhecer também nossa banda e levar o nome da instituição para todo Brasil”, comentou.

A banda de música da Polícia Militar ensaia por quatro horas todos os dias e se apresenta, em média, 240 vezes por ano. Em alguns meses, as apresentações chegam a 35.

História – A Banda de Música da Polícia Militar é uma das mais antigas do Brasil. Ela foi criada no ano de 1867. Ao longo dos anos, artistas renomados saíram dos quadros da banda e ganharam destaque no Brasil e até no exterior, como é o caso do maestro Severino Araújo (da Orquestra Tabajara do Rio de Janeiro), maestro Moacir dos Santos (professor de música nos EUA), José Barreto (componente da Orquestra Tupy do Rio de Janeiro) e Jurandir Félix (Jurandir do Sax, ex-militar que ganhou destaque com a execução do Bolero de Ravel nas tardes da Praia do Jacaré, em Cabedelo). Como parte comemorativa do Sesquicentenário da Polícia Militar da Paraíba, em 1982, a banda de música gravou o primeiro disco com repertório de dobrados, clássicos e músicas populares. Em 1985, lançou outros discos e hoje tem CD e DVD.

Compartilhar