PM prorroga inscrições do CFC, CFS e CHO e muda data das provas

Os policiais devem se inscrever no site www.idecan.org.br (Foto:Wagner Varela)
A Polícia Militar prorrogou as inscrições dos concursos internos para Formação de Cabos, Sargentos e Habilitação de Oficiais. Além de estender o prazo, a comissão do concurso mudou também a data de aplicação das provas, já que as escalas de serviço do fim do ano – que contemplam a segurança em grandes eventos religiosos, reforço do policiamento no comércio e nas festividades do período – poderiam prejudicar a igualdade de concorrência dos policiais escalados para estes serviços. As mudanças foram publicadas no boletim interno da instituição dessa quinta-feira (30).

Com a mudança, as inscrições para os três concursos – que seriam encerradas nesta sexta-feira (30) – poderão ser feitas até o dia 7 de novembro, através do site www.idecan.org.br. Ao todo, são oferecidas 140 vagas, sendo 60 para formação de Cabos, 60 para a formação de sargentos e 20 para formação de oficiais.

A data da prova de cabos e também a de habilitação de oficiais, que seriam realizadas no dia 30 de novembro, foram as primeiras a serem modificadas, ficando a de formação de cabos para 7 de dezembro e a de habilitação de oficiais para 11 de janeiro, esta última na mesma data que agora serão aplicadas as provas para o concurso de formação de sargentos.

A coordenadora adjunta de comunicação social da Polícia Militar, Capitã Carla Marques, destacou que o adiamento da prova para cabo poderia trazer prejuízo para quem queria prestar provas para este concurso e também para o de sargento, pois ficaram no mesmo dia. “Isso tirava a oportunidade daqueles que vão fazer as provas para os dois concursos, que é o caso dos soldados, então a data do concurso para formação de sargento passou para o dia 11 de janeiro, mantendo desta forma a opção de concorrer nestes dois concursos oferecidos”, explicou.

A capitã informou ainda que também para não trazer prejuízos aos policiais das graduações de 1º sargento e subtenente que vão prestar concurso para a habilitação de oficiais, já que muitos deles serão empregados nos serviços de segurança em que a instituição atuará – a exemplo da Romaria da Penha que acontece do dia 29 para o dia 30 de novembro – a data das provas deste concurso passou de 30 de novembro para 11 de janeiro. “Para não trazer prejuízo ao policiamento que será reforçado neste evento e ao mesmo tempo não prejudicar também os candidatos que vão fazer as provas, a comissão desta forma decidiu realizar essas modificações, que se constituem em mais tempo para os policiais se prepararem para as seleções internas”, lembrou.

As provas dos três concursos serão realizadas em turno único, nas datas previstas, das 13h às 17h (horário da Paraíba), aplicadas de forma simultânea nas cidades de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Conteúdo – A prova do concurso de cabos aborda assuntos de conhecimento de comunicação institucional, legislação e técnico-profissional. Para o curso de formação de sargentos, os policiais devem se preparar com o mesmo conteúdo exigido para formação de cabos, com acréscimo da matéria de raciocínio lógico. De habilitação de oficiais traz também no conteúdo a disciplina de história da Paraíba.

Os concursos internos garantem a continuidade da política de ascensão profissional do Governo do Estado para os policiais militares, além de promover mais capacitação com o curso que os policiais passam antes de desempenhar as funções da nova graduação ou posto.