Exame de Saúde do Concurso para Soldados começa nesta segunda

A etapa de saúde tem o objetivo de avaliar o estado geral de saúde do candidato, tanto físico quando mental. (Foto:Wagner Varela)
Começam na próxima segunda-feira (3) as avaliações de saúde dos 1.774 candidatos aprovados no concurso público para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Esta é a terceira etapa do certame e participam dela os aptos no exame psicotécnico – que estão na colocação de até três vezes o número de vagas oferecidas para cada região.

Os testes serão realizados até o dia 14 nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, divida por turmas: De 3 a 7 no Centro de Educação da PM, na capital, de 10 a 12 no 2º Batalhão, em Campina Grande, e nos dias 13 e 14 no 3º Batalhão, na cidade de Patos. O local obedece à opção de vaga feita por cada candidato.

A convocação para os testes foi feitas no último dia 23 e o candidato deve conferir o dia e local de apresentação no site www.pm.pb.gov.br.

A etapa de saúde tem o objetivo de avaliar o estado geral de saúde do candidato, tanto físico quando mental. São exigidos 14 exames laboratoriais para os candidatos levarem no dia da apresentação. Eles passarão também, na data marcada, por exames médicos, odontológicos e biométricos que entre outras coisas atestam a altura do candidato, cuja exigência é de, no mínimo, 1,65 m para o masculino e 1,60 m para o feminino.

De acordo com a coordenadora adjunta de Comunicação da Polícia Militar, capitã Carla Marques, a avaliação é feita por profissionais da Diretoria de Saúde e Assistência Social da instituição. “Os profissionais da área de saúde avaliam se os candidatos possuem condições indispensáveis ao desempenho da atividade policial militar, conforme as exigências que foram expressas na abertura da inscrição do concurso para que os interessados pudessem ter conhecimento”, destacou.

Todos os detalhes sobre as exigências da 3ª etapa do concurso para soldado pode ser conferida no item 9 do edital do concurso, disponível no site da Polícia Militar. As fases seguintes do certame são a física e a avaliação social.

O concurso para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, realizado este ano, foi o maior da história das duas instituições, com mais de 58 mil inscritos. O Estado paga atualmente a um soldado – cargo que exige nível médio de escolaridade – o salário inicial de R$ 2.548,16, podendo ainda receber adicional por plantão extra remunerado, que chega a R$ 1.025,46 de complemento, além de outras gratificações inerentes ao cargo. O salário é reajustado todo mês de janeiro com a data-base do servidor público do estado da Paraíba.

Compartilhar