Prevenção: Polícia Militar forma 29 novos instrutores do Proerd

Nova turma de Instrutores Proerd. Foto: Wagner Varela
O Programa Estadual de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) da Polícia Militar da Paraíba formou 29 novos instrutores que trabalharão em diversas escolas a prevenção ao uso das drogas, com crianças e adolescentes. A solenidade de formatura foi realizada na manhã desta sexta-feira (04), no Centro de Educação, em João Pessoa.

Os novos instrutores passaram por um curso de durante duas semanas, em período integral, com uma carga horária total de 80 horas/aulas. As disciplinas ministradas na qualificação são relacionadas aos Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Toxicologia e Metodologias Educacionais.

Para o comandante do Centro de Educação da PMPB, coronel Marcos Alexandre Sobreira, o Proerd é fundamental dentro do trabalho de prevenção feito pela PM. “Além da atividade preventiva feita nas ruas, a corporação se preocupa com a prevenção primária ao delito, que é realizada através do Proerd”, destacou o coronel, ao lembrar que a PM se preocupa com as crianças e os adolescentes.

A coordenadora estadual do Proerd, a capitã Polyanna Laura, frisou os benefícios da formação de novos instrutores. “Esses policiais proporcionarão a ampliação do programa que já existe há 14 anos e vem fazendo a diferença nas escolas. Prova disso, é que os diretores das instituições sempre pedem a volta do Proerd, pois percebem a mudança de comportamentos nos alunos”, contou.

Segundo ela, paralelamente a formação dos novos instrutores, sete policiais militares qualificados como mentores foram habilitados a máster – os primeiros na Paraíba a atingirem esse nível. Isso significa que eles poderão coordenar cursos de formação de instrutores e mentores Proerd na Paraíba e em outros Estados.

Além dos 29 novos instrutores, um policial militar integrou a turma para uma atualização do currículo do curso.

O Programa – Atualmente, o Proerd conta com 155 instrutores ativos, afora a turma concluinte. Nos 14 anos de funcionamento, o programa já passou por 105 cidades, beneficiando 107 mil estudantes da rede pública e privada. A capacitação nas escolas acontece através de 12 encontros (um por semana), nos quais a temática das drogas e da violência é tratada de forma lúdica. Ao final, os estudantes recebem um certificado do Proerd.

Compartilhar