Desarmamento: PM alerta população para os riscos de portar arma

Campanha do desarmamento segue de forma contínua em todo o Brasil (Foto: Divulgação)
Situações cotidianas como uma briga de trânsito ou discussão entre vizinhos, com uma arma, podem se transformar em fatalidade. É por isso que, desde o ano passado, o governo Federal iniciou uma mobilização nacional em torno do desarmamento. Na Paraíba, o governo do Estado, através da Secretaria de Segurança e Defesa Social abraçou essa campanha e alerta a população para os riscos de se ter uma arma de fogo.

Conforme os dados repassados pelo coordenador estadual da Campanha do Desarmamento, o coronel da Polícia Militar Marcos Alexandre Sobreira, só este ano já foram entregues voluntariamente 310 armas, nos 25 postos credenciados em todo o Estado. “As pessoas acham que ter uma arma é segurança, sendo na verdade um risco. Às vezes o cidadão tem um problema e pensa logo na arma, não quer partir para o diálogo, o que pode provocar uma reação precipitada, vitimando alguém”, apontou Sobreira.

Ele lembrou, ainda, que também é muito comum a arma ser encontrada por crianças ou pessoas inabilitadas, causando acidentes que viram verdadeiras tragédias. “É muito simples o processo de entregar a arma, as pessoas não precisam se identificar nos postos de entrega”, frisou o coronel, ao citar que no último dia 23 de novembro o Ministério da Justiça publicou uma portaria que reajustou os valores indenizatórios em até 100%.

A partir de então, quem entregar sua arma para destruição poderá receber um valor que varia de R$ 200 a R$ 450 dependo do tipo e calibre do armamento. Antes, os valores ficavam entre R$100 a R$300.

Passo a Passo – O primeiro passo para aderir a campanha é preencher uma guia de trânsito, disponível no site da Polícia Federal, que permite ao cidadão transportar a arma de maneira legal e segura até um dos postos credenciados.

É importante que o proprietário descarregue e embale a arma. As munições devem ser levadas separadamente. No posto, a pessoas recebe um número de protocolo que permite o saque da indenização no Banco do Brasil, em um prazo de 24 horas a 30 dias após a entrega. Todas as dúvidas sobre a Campanha do Desarmamento podem ser esclarecidas no site: www.entreguesuaarma.gov.br ou através do número 194.

Destino – No momento da entrega da arma ela já é inutilizada (através do dano em algum ponto do armamento, como o gatilho ou o cano), na frente do proprietário. Depois o armamento é encaminhado para o Exército, onde é feita a destruição total. A primeira Campanha do Desarmamento teve início nacionalmente em 2004.

Confira os Postos Credenciados em João Pessoa (relação completa de todo o Estado está disponível em www.entreguesuaarma.gov.br):

• PRF – superintendência PRF da PB

• PM – nucleo integrado da ilha do bispo 1ºBPM

• PF – superintendência regional – paraíba (sr/dpf/pb)

• PC – academia de policia civil

• Bombeiros – Quartel central do corpo de bombeiros