Polícia inicia nova turma de instrutores do Proerd

Diretor do Centro de Educação, coronel Marcos Sobreira, ministrou a aula inaugural do curso (Foto: Wagner Varela)
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar da Paraíba em parceria com as secretarias de Educação, deu início, na manhã desta segunda-feira (24), as aulas da primeira turma de Formação de Instrutores do programa, este ano. A aula inaugural aconteceu no auditório do Centro de Educação, no bairro de Mangabeira, na Capital.

Na ocasião, esteve presente a coordenadora e facilitadora do curso, a capitã Danúbia Lopes, da Polícia Militar de Minas Gerais. A turma é composta por 38 alunos, que durante 15 dias serão orientados sobre como tratar a temática do combate às drogas e a violência nas escolas, sobretudo na Educação Infantil, no 5º e 7º anos.

As aulas de capacitação dos instrutores acontecerão de segunda a sexta, até o dia 4 de abril. Neste primeiro encontro, eles conheceram mais o ‘Crack, é possível vencer’, programa do governo Federal que tem investido no Proerd como uma ferramenta de prevenção. A palestra foi ministrada pelo diretor do Centro de Educação, o coronel Marcos Alexandre Sobreira.

Segundo a coordenadora do programa na PMPB, capitão Polyana Laura, atualmente, mais de 150 policiais militares da Paraíba estão atuando nas escolas como instrutores do Proerd. Ao longo do ano, novas turmas serão abertas para que mais PMs sejam capacitados e o programa ampliado.

Dados

Na Paraíba, a PMPB já formou mais de 100 mil crianças nos doze anos de funcionamento do Proerd, sendo a maioria delas nos últimos três anos. Só em 2013, foram mais de 20 mil alunos beneficiados.

O trabalho de prevenção já passou por 105 cidades. Durante todo o curso, o programa enfatiza, junto as crianças e os adolescentes, os malefícios das drogas e do Bullying, focando ainda a autoestima e a capacidade de tomada de decisão por parte dos alunos.

A ideia é que eles acreditem em si mesmos e saibam como dizer não às drogas. As crianças e os adolescentes também são incentivados a reconhecer as pressões do grupo e quais são as verdadeiras e boas amizades.

Compartilhar