Programa Paraíba Unida pela Paz é apresentado aos futuros aspirantes

O programa foi apresentado durante uma palestra proferida pelo Secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima
Os 97 cadetes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militares que passarão a atuar nos próximos dias como aspirantes puderam conhecer de perto o programa Paraíba Unida pela Paz, que foi apresentado durante palestra ministrada, na tarde desta segunda-feira (02), pelo Secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, no auditório do Centro de Educação da PM, em Mangabeira VII (João Pessoa).

Em pouco mais de uma hora de apresentação, o secretário falou dos objetivos do Governador na segurança pública do Estado, que busca ações para promover a promoção da paz social na Paraíba.

“A visão do Governo é de encarar a segurança pública como política de Estado, que vai bem além do compromisso individual, depende de outros poderes, é articuladora, e pode ser concebida a médio e longo prazo”, explicou aos participantes.

Cláudio Lima mostrou os resultados já obtidos através do programa que integra os órgãos operativos da segurança, através da compatibilização de áreas, medida feita a partir da edição da Lei Complementar nº 111/2012.

“Desde 2008, os homicídios na Paraíba cresciam 20% ao ano. Em 2011, conseguimos primeiro desacelerar esse aumento e no ano passado (2012) conseguimos registrar uma redução de 8,21% no número de CVLI, a primeira queda registrada desse tipo de crime em 10 anos”, lembrou.

Para o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, os resultados mostram que a Paraíba está no caminho certo, graças aos investimentos realizados pelo Governo que possibilitam a efetivar a política de segurança do Estado.

“As condições de trabalho que temos hoje é um marco histórico neste Estado, pois temos uma tropa bem armada, em constante capacitação, andando de viaturas novas e modernas e pronta para combater a criminalidade dentro das ações da política de segurança que temos hoje, sob a liderança do secretário Cláudio Lima”, apontou.

A palestra contou também com a presença do comandante do Corpo de Bombeiros Militares, Coronel Jair Carneiro.

Dos 97 futuros aspirantes, 61 deles são da Polícia Militar. Os PMs passaram por três anos de preparação que incluiu o conhecimento em 101 disciplinas, como inteligência policial, criminologia aplicada a segurança pública e várias outras matérias voltadas a boa formação do profissional de segurança pública. Além das disciplinas da grade curricular, eles já saíram capacitados com o curso de polícia comunitária.