Segurança reforça efetivo durante feriadão da República

Subcomandante geral, coronel Francisco de Castro, conduziu o lançamento da Operação (Fotos: Ricardo Sérgio)
Mais de 1.500 agentes de segurança pública vão estar mobilizados, desta quinta-feira (14) até o próximo domingo (17), durante a realização da Operação Republicana na Paraíba. As ações, em alusão ao feriado da Proclamação da República, têm o objetivo de reforçar o policiamento nos 223 municípios paraibanos, com atenção especial para a área litorânea que registra maior fluxo de pessoas, além das rodovias estaduais e principais vias urbanas locais.

Uma formatura de tropa realizada na manhã desta quinta (14), no Ponto de Cem Réis, no Centro da Capital, lançou oficialmente a Operação. Somente a Polícia Militar mobilizará 1.500 homens, que atuarão tanto a pé quanto motorizados, com o suporte de 300 viaturas a fim de prevenir os delitos de furtos, roubos e embriaguez ao volante.

Para isso, serão realizados ‘chek points’ com interceptações e abordagens a veículos e pessoas, além de blitzen da Lei Seca. De acordo com o coordenador de Planejamento Operacional da Polícia Militar, tenente coronel Onivan Elias, os batalhões e companhias realizaram estudos para diagnosticar as necessidades das localidades cobertas e estabelecerem as ações prioritárias.

No geral, serão empregados militares de todas as companhias especializadas, como a CEATur (de Apoio ao Turista), BPAmb (Ambiental), BPTran (Trânsito), Bope (Operações Especiais), Força Tática e Cavalaria. “Para quem vai viajar de carro, lembramos que leve os documentos dos veículos e do condutor, faça a revisão preventiva do automóvel e obedeça aos limites de velocidade estabelecidos para a via. Em caso de chuva, acender os faróis e diminuir a aceleração. Jamais dirigir com fadiga, sob efeito de álcool ou substâncias entorpecentes”, recomendou Onivan Elias.

Ele ainda orientou que os pedestres devem optar por estar em grupo e evitar ostentar objetos de valor ou circular com grandes volumes de compra. “Caso seja vítima de roubo, manter a calma, buscar memorizar as características do agressor e acionar a polícia através do serviço de emergência gratuito – o 190”, completou o oficial.

Já a Polícia Civil vai trabalhar com 60 homens durante o feriado da Proclamação da Republica. Eles vão ajudar no policiamento ostensivo das áreas com maior incidência de crimes.

Por determinação da Secretaria da Segurança, estarão funcionando em regime de plantão 24h, na Região Metropolitana da capital, sete delegacias distritais: 1ª DD, em Cruz das Armas; 9ª DD, em Mangabeira; 12ª DD, em Manaíra; 6ª DD, em Santa Rita; 7ª DD, em Cabedelo; além de Alhandra (Litoral Sul) e Mamanguape (Litoral Norte). Em João Pessoa, as delegacias especializadas que estarão funcionando serão a de Roubos e Furtos de Veículos, Homicídio, Infância e Juventude e da Mulher.

Em Campina Grande, a Central de Polícia estará aberta com duas equipes de plantão, além das delegacias especializadas de Homicídio e Roubos e Furtos. Três polos de segurança funcionam para atender toda região de Campina Grande, que compreende 32 municípios.

O Grupo de Operações Especiais (GOE) e o disque-denúncia 197, que atende a população recebendo denúncias anônimas com total sigilo e de forma gratuita, trabalham em regime de plantão neste feriado da República. Nos casos de ocorrências simples, sem violência, os cidadãos podem contar com o serviço da delegacia online(www.delegaciaonline.pb.gov.br).

Compartilhar