PMPB ajuda na formação de mentores do Proerd em Pernambuco

A policial paraibana repassou seus conhecimentos para o militares de Pernambuco
O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência da Polícia Militar da Paraíba (PMPB) auxiliou na formação de Mentores do projeto na co-irmã de Pernambuco. A capacitação, que teve a colaboração da sargento da PMPB Neuma Gomes, aconteceu de 14 a 18 deste mês , na cidade de Paudalho (PE).

No total, foram formados 20 mentores, sendo esta 1ª turma de mentores do Estado Vizinho. Segundo Neuma Gomes, os novos mentores agora poderá servir de multiplicadores da filosofia do Proerd, formando instrutores que trabalharão diretamente nas escolas as estratégias de combate a prevenção às drogas.

Em Pernambuco, a capacitação também com com o apoio de militares da Polícia do Mato Grosso. “ Essa ação colaborativa, conjunta com outras co-irmãs, evidencia o interesse e o empenho do Comando Geral da PMPB no desenvolvimento de trabalhos integrados e em prol da prevenção às drogas e à violência”, completou a sargento Gomes.

O Programa na Paraíba

Só no primeiro semestre deste ano, o programa da Polícia Militar da Paraíba já formou 10.300 alunos de mais de 150 escolas públicas e privadas na prevenção e combate às drogas. O projeto acontece em 12 encontros, nos quais os policiais militares realizam atividades lúdicas e pedagógicas que conscientizam e esclarecem os malefícios trazidos pelo uso dos entorpecentes.

A ideia é que eles acreditem em si mesmos e saibam que têm capacidade para tomar as próprias decisões. As crianças e os adolescentes também são incentivados a reconhecer as pressões do grupo e quais são as verdadeiras e boas amizades. No total, o programa tem quatro currículos, divididos para as seguintes séries (1º ao quarto ano; 5º ano; 7º ano e Proerd para os pais e funcionários das escolas).