Sargento do BPAmb conclui curso de taxidermia no Mato Grosso do Sul

Durante 13 dias, foram apresentadas várias técnicas de taxidermia
Treinar o policial para levar ao conhecimento das pessoas a necessidade de preservar o meio ambiente foi um dos objetivos do curso de taxidermia de animais silvestres, promovido pela Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul e que teve a participação do militar paraibano do Batalhão Ambiental, Sargento Waldir Pereira, que concluiu o curso com aproveitamento.

Ao todo, militares de onze estados participaram do curso, que foi realizado no período de 30 de setembro a 12 de outubro, na cidade de Dourados, no Estado Mato Grosso do Sul. Os participantes receberam instruções que contaram com o empalhamento de 100 animais mamíferos, além de peixes, aves, quelônios e répteis.

Os bichos usados no curso foram vítimas de atropelamento, caça ou morte por patologia natural. Os militares aprenderam a técnica de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo, preservando a forma da pele dos bichos, planos e tamanho dos animais.

O Sargento Waldir, que representou a PM paraibana no curso, frisou a importância do conhecimento adquirido para ser usado como mais um instrumento de busca da preservação do meio ambiente.

“Porque esses animais empilhados atraem uma atenção maior das pessoas para receberem a mensagem da urgência de preservar o meio ambiente, seja pela demonstração que eles proporcionam ou então pela própria sensibilidade de saber que caso o ser humano não faça sua parte, muitas espécies só poderão ser vistas como mero animal taxidermizados”, comentou o sargento.

O conhecimento adquirido pelo sargento do Batalhão Ambiental da Polícia Militar da Paraíba vai possibilitar a estruturação de projetos educacionais que são realizados pelo Batalhão de Polícia Ambiental, como palestras, exposições e eventos nos quais a visualização facilita o processo de aprendizagem das crianças e adolescentes que participam.

Compartilhar