Zona Norte da Capital registra redução histórica do número de CVLI

A Zona Norte é composta por 39 bairros, entre eles o centro de João Pessoa
O 1º Batalhão de Polícia Militar alcançou uma redução histórica neste mês de setembro dos números de Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídios) na Zona Norte de João Pessoa, composta por 39 bairros, entre eles Alto do Mateus e Mandacaru. No período, houve uma queda de 55% dos números desses delitos quando comparados com o mesmo mês de 2012, conforme os dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds).

De acordo com as estatísticas, no mês de setembro o 1º BPM registrou 21 homicídios a menos do que em 2012, ano em que foram registrados 34 assassinatos contra 13 acontecidos este ano.

Além das ações para prevenir os crimes contra a vida, o Batalhão também intensificou o policiamento para inibir os crimes de roubos e furtos com a realização de operações diárias, conforme informou o subcomandante da unidade, Major Oscar Beuttenmuller.

“Temos realizado diariamente a operação ‘cidade segura’ e semanalmente a ‘fecha quartel’, que são ações que aumentam o número de policiais nas ruas e possibilita a realização de blitzen e abordagens a ônibus, carros, motos e pessoas”, destacou o Subcomandante.

O Oficial informou ainda que um dos resultados desse plano foi a prisão e apreensão de 22 pessoas acusadas de assalto a ônibus, crime que vem sendo combatido com rigor para devolver aos usuários dos transportes coletivos a sensação de segurança, segundo relatou o Major Beuttenmuller.

Outros números – O levantamento do NUCE aponta que o 1º BPM vem apresentando pelo terceiro mês seguido uma sequência de reduções dos crimes de homicídio, registrando queda de 36% em agosto (16 homicídios este ano contra 22 no ano passado) e 35% em julho (13 homicídios contra 20 em 2012).

Compartilhar