BPTran faz atividade educativa para ‘Paz no Trânsito’

Veículos danificados por batidas foram expostos para alertar condutores (Fotos: Werneck Moreno)
Carros e motos amassados, danificados e visivelmente ‘destruídos’. A imagem, que causa impacto, revela as marcas deixadas pelas colisões de trânsito. E foi com o objetivo de chamar a atenção dos condutores da capital para essa realidade que o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) está realizando, durante toda esta quinta-feira (19), uma exposição educativa sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e preservar vidas.

O evento, que conta com a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria de Estado da Saúde , Bombeiros civis e militares, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Sindicato dos Taxistas – entre outros, acontece no Parque Solon de Lucena (Lagoa), na Capital,.

Conforme o comandante do BPTran, tenente coronel Almeida Martins, ações como essa também estão acontecendo em todo o Estado, através das seis companhias de trânsito, dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito – aberta quarta (18) e com enceramento no dia (25). “Essas atividades fazem parte do processo de salvar vidas. Durante a Semana vamos visitar cerca de dez escolas para estender esse conhecimento aos futuros condutores”, destacou Almeida.

Ainda segundo ele, nesta quinta (19) duas escolas foram convidadas para participar da programação na Lagoa e ver de perto como funciona o trabalho dos órgãos operadores de trânsito. Entre os equipamentos expostos está o etilômetro, equipamento utilizar para medir o nível de álcool no sangue dos condutores, durante a Operação Lei Seca.

“Queremos passar a mensagem de que o problema do trânsito é amplo e precisa da colaboração da sociedade em geral. Além disso, que o etilômetro não é um instrumento de medo, mas de benefício para àqueles que cumprem às leis de trânsito”, comentou o comandante da 1ª Companhia de Trânsito do BPTran, major Gerson Lima.

Estatísticas

Números do BPTran apontam uma redução do número de acidentes nas rodovias estaduais da Paraíba de janeiro a agosto deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. Conforme os dados, enquanto nos oito meses de 2012 foram registrados 5.131 acidentes, este ano o número caiu para 5.065.

Segundo o comandante da unidade, tenente coronel Almeida Martins, a principal causa dos acidentes ainda é a imprudência. “Infelizmente ainda falta a plena consciência das pessoas de que no trânsito correm vidas, que é o bem mais precioso que uma pessoa pode ter. A partir do momento que o cidadão buscar preservar sua vida no trânsito, utilizando de forma correta os equipamentos de segurança, dirigir com prudência e com o veículo e condutor aptos pra isso, teremos dias melhores no trânsito”, disse.

Infrações

Em relação às notificações, a falta de habilitação para dirigir é a maior causa de multas registradas este ano no Estado. De acordo com os dados do Batalhão de Trânsito da PM, 4.757 pessoas foram flagradas dirigindo sem possuir carteira nacional da habilitação no Estado. O número é quase 40% maior do que a segunda maior causa das infrações, que é dirigir com o documento do veículo com irregularidades, causa de 2.960 registros.

Compartilhar