PM participa de sessão ao lado das comunidades indígenas do Estado

A PM foi representada pelo comandante da 2ª CIMP, Capitão Alberto Filho
A Polícia Militar, através do Comandante da 2ª CIPM, Capitão Alberto Filho, esteve presente ao lado dos índios nesta sexta-feira (13), na Assembleia Legislativa, onde foi realizada uma sessão para discutir a reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai) na Paraíba e também a implantação de medidas contra o avanço do mar que estaria derrubando habitações em comunidades indígenas, nos municípios de Baía da Traição e Marcação, no Litoral Norte da Paraíba.

Nas duas cidades a Polícia Militar disponibiliza há um ano e quatro meses o serviço de patrulhamento rural indígena, que serve para garantir a segurança da população local e manter uma aproximação maior com os índios, inclusive com a patrulha indígena sendo comandada por um policial militar que é índio também.

“É importante participar ao lado dos índios dessas discussões porque a melhoria da qualidade de vida deles é fundamental pra gente, pois hoje a Polícia Militar não se preocupa somente com a segurança do povo, mas sim com seu bem-estar de uma forma geral, isso é uma orientação do Comandante Geral e seguimos ela dentro da filosofia do trabalho de polícia comunitária”, explicou o Comandante da 2ª CIPM, Capitão Alberto Filho.

Durante a sessão, os índios pediram aos deputados presentes medidas emergenciais contra a retirada da coordenação regional da FUNAI da Paraíba, o que foi feito com base no decreto Federal 7.056/2009, que regulamentou o seu estatuto e quadro demonstrativo, deixando a comunidade indígena na Paraíba apenas com as coordenações técnicas locais (CTLs) do órgão.

O diretor da Funai, Antônio Carlos Futuro, participou da sessão e reconheceu que o processo de reestruturação da Funai necessita de algumas adaptações para atender melhor a comunidade indígena. Ele marcou uma audiência com representantes das tribos indígenas da Paraíba, em Brasília, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e com a presidenta interina da Funai, Maria Augusta Boulitreau.

Compartilhar