600 alunos são formados no Programa de Resistências às Drogas

Mais de 600 alunos de 13 escolas da rede municipal de ensino de Campina Grande receberam certificado de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). O programa, que está presente em 50 cidades paraibanas, já passou por mais de mil escolas em todo o Estado.

A cerimônia aconteceu nessa segunda-feira (2), no Teatro Municipal Severino Cabral, e contou com a presença do vice-governador Rômulo Gouveia. “Este trabalho realizado pela Polícia Militar da Paraíba tem uma função social muito importante. É muito gratificante para mim e para o Governo da Paraíba ver este trabalho que direciona as crianças para o caminho do bem. Que estas crianças que aqui se formaram hoje repassem esses conhecimentos para outras, que assim possamos formar cada vez mais uma corrente do bem”, afirmou o vice-governador.

De acordo com o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba, tenente coronel Souza Neto, o programa tem fundamental importância na formação social das crianças e adolescentes. “A grande importância desse programa é chegar nas crianças antes dos traficantes e usuários de drogas. Já formamos mais de 1.500 alunos e até o final do ano teremos 3.500 alunos que passaram pelos nossos instrutores em Campina Grande. Isto é um marco histórico para a cidade, para a PM e para nosso Estado”, comemorou o comandante.

Ao final da formatura, os participantes assistiram a shows de mágica e atividades culturais, entre elas, a apresentação das crianças do Projeto Nota Musical Solidária, composta por alunos do bairro do Mutirão. Em Campina Grande, o Proerd é coordenado pelo sub-comandante do 2º BPM, major Sinval, e pela soldado Lidiane, da Patrulha Escolar do 2ºBPM.

Proerd – O programa acontece em 12 encontros dos policiais com os alunos na sala de aula, onde em cada um deles é desenvolvido um trabalho educativo de prevenção às drogas. Um policial militar fica responsável por organizar, junto à escola, as atividades pedagógicas e lúdicas que fazem parte da grade do programa. Ao final do ciclo, é feita uma formatura relembrando as lições que foram apreendidas ao longo das aulas.