Oficiais da PMPB participam de simpósio sobre distúrbios civis

Participantes do Simpósio
Discutir e avaliar a atuação da polícia militar nas manifestações que tomaram conta do país. Esse foi tema escolhido para um simpósio, realizado na semana passada, com especialista em policiamento de Choque de todo o país. O evento aconteceu na cidade de Brasília, no Distrito Federal, onde a Polícia Militar da Paraíba foi representada pelo coordenador de planejamento da corporação, Tenente Coronel Onivan Elias, e pelo Subcomandante do BOPE-PB, Major Otávio Ferreira.

Além dos oficiais da PMPB, o evento reuniu policiais militares do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia, Roraima, Paraíba, Pará, Paraná e São Paulo, além de representantes de outras instituições de segurança pública como a Polícia Legislativa, Polícia Federal e Civil, Abin, Corpo de Bombeiros, Detran, Exército e Marinha do Brasil.

Durante três dias (21, 22 e 23) os participantes compartilharam o que está sendo feito e o que pode ser aperfeiçoado em relação à doutrina, equipamentos e formas de atuação no controle de distúrbios civis, como as manifestações.

O coordenador de planejamento da Polícia Militar da Paraíba, Tenente Coronel Onivan Elias, avaliou como bastante positivo o Simpósio. “O intercâmbio foi um espaço onde foram trocadas experiências positivas entre as diversas policiais militares que se fizeram presentes, onde compartilhamos as experiências das ações de planejamento e emprego do policiamento nas manifestações do último de junho passado”, disse.

No fim do simpósio, um documento foi elaborado com as conclusões dos debates e temas discutidos durante cada palestra e painel.

Nos diversos movimentos populares ocorridos na Paraíba, não foi necessário à utilização do policiamento de choque, o que demonstrou a atuação dos policiais da tropa convencional que possibilitaram a segurança das manifestações e das reivindicações democráticas sem que fosse necessário nenhum tipo de intervenção.

Compartilhar