Exército Brasileiro concede comenda ao Comandante Geral da PM

Homenagem que será recebida pelo Comandante Geral da PM
O Comandante Geral da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Euller Chaves, receberá na manhã desta sexta-feira (23), durante solenidade do Exército Brasileiro, ‘a medalha do pacificador’, honraria concedida pela Força Armada para homenagear as organizações militares e instituições civis que se tornaram credoras de homenagem especial do Exército. A entrega da comenda está marcada para as às 10h, no 15º Batalhão de Infantaria Motorizada, no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa.

O evento faz parte das comemorações ao dia do soldado, comemorado no próximo dia 25 de Agosto. No evento serão homenageadas 38 autoridades civis e militares de vários Estados, que serão agraciadas com as honrarias do Exército Brasileiro.

A honraria que será recebida pelo Coronel Euller foi publicada no boletim de nº 30 do exército brasileiro, através de portaria 654 de 23 de julho de 2013.

Para O Comandante Geral, a medalha do Pacificador pertence a todos os pacificadores integrantes da briosa Polícia Militar da Paraíba. “A medalha é para toda a polícia militar e deve ser atribuída ao empenho e êxito da tropa, premiando particularmente a ocasião das manifestações sociais ocorridas em várias cidades paraibanas, onde se predominou o espírito de paz e democracia garantida por nossos policiais”, lembrou o Comandante.

Além dele, serão agraciados também da Polícia Militar, durante a solenidade, o Comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Tenente Coronel Almeida Martins, com ‘a medalha de guerra’, e o Capitão José Cláudio Alves da Costa, com a medalha ‘Jubileu de Ouro’.

Histórico da medalha do pacificador

A medalha do pacificador foi mandada cunhar pela portaria nº 345, de 25 de Agosto de 1953, como evocação às homenagens prestadas a Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, por ocasião do sesquicentenário de seu nascimento.
O Governo da República, em 1954, autorizou o uso dessa condecoração nos uniformes militares.

A partir de 1955, transformou-se em honraria a ser conferida a militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, que tivessem prestados assinalados serviços ao Exército, elevando o prestígio da Instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações.

Foram adicionadas à condecoração as seguintes honrarias:

– em 1962, a Medalha do Pacificador com palma, para premiar militares brasileiros que, em tempo de paz, se distinguiram por atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com o risco da própria vida;

– em 2002, a Insígnia de Bandeira, para homenagear as organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que se tornaram credoras de homenagem especial do Exército; e

– em 2006, a Medalha do pacificador com laço de fita, destinada ao segmento feminino.

Compartilhar