Polícia Militar inaugura museu que conta seus 181 anos de história

A inauguração foi realizada com a presença de autoridades civis e militares, professores e estudantes
Autoridades civis, militares, professores e estudantes prestigiaram, na tarde desta terça-feira (20), a inauguração do museu da Polícia Militar, que passa a oferecer ao público um espaço para as pessoas conhecerem documentos,equipamentos e fardamentos que fazem parte da construção dos 181 anos da instituição. A solenidade foi realizada no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral, no centro de João Pessoa, local onde funcionará o museu.

Representando o Governador do Estado na solenidade, o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Coelho Lima, destacou o momento histórico da inauguração do museu. “O museu não é apenas uma memória. O passado, sem dúvidas, é uma projeção do futuro e o presente é uma mola propulsora dos acontecimentos, mas é importante ressaltar que nesses acontecimentos que se constroem estão as pessoas, que é a história viva de toda instituição e que a preservam ao longo dos anos”, lembrou.

O Comandante Geral da PM, Coronel Euller Chaves, destacou o referencial que o museu traz para as instituições paraibanas. “A história da polícia militar se confunde com a história do Estado e na essência ela somos nós, verdadeiras testemunhas dessa história e mais do que isso, construtores dessa história, pois estamos aqui porque ontem alguém construiu, hoje alguém está construindo e amanhã a construção continuará pelos nossos jovens. A história é a mestra da vida e as instituições têm que cuidar e preservar sua história para se estabelecer dentro de um contexto de participação na vida das pessoas”, destacou.

A inauguração do Museu fez parte das comemorações do aniversário do coronel Elísio Sobreira, que é o patrono da PMPB. Na oportunidade, foi o lançado o livro ‘A Briosa – A História da Polícia Militar da Paraíba’, de autoria do coronel reformado João Batista de Lima, que destacou a importância do momento.

“O Museu representa a oportunidade de lançar mais um instrumento valioso na formação e fortalecimento da autoestima do policial, pois quando ele conhece sua história, tão rica em fatos importantes, ele se sente também importante, fortalecendo seu sentimento de pertencimento a corporação que reflete em uma prestação de um serviço melhor a sociedade”, avaliou o Coronel João Batista.

O Coordenador de Planejamento do PM, Tenente Coronel Onivan Elias, precedeu o discurso do escritor do livro “A Briosa” e apresentou um pouco da obra ao público. Falar do livro é convidar os presentes e os leitores a embarcarem no trem de uma história repleta de bravuras, heroísmos, orgulhos, sentimento do dever cumprido, respeito ao pundonor policial militar, sacrifícios, lutas inglórias, mas sobretudo é enaltecer a abnegação dos homens e mulheres dedicados a servir e praticar o bem sem saber a quem”, discursou o Tenente Coronel convidando os presentes a conhecer mais a história da PM através da obra “A Briosa”.

O Museu – Criado inicialmente como memorial em 2004, o Museu da PM passou a ter uma nova configuração na gestão do atual do comandante geral da instituição, o coronel Euller de Assis Chaves. Desde então, em janeiro de 2011, foi iniciado o trabalho de coleta de materiais de cunho histórico para compor o acervo do museu, que foi inaugurado oferecendo ao público a apreciação de documentos internos da PM do início do século XX (como boletins e cadernetas) , além de uniformes e armamentos de época.

Um dos destaque é uma túnica , o uniforme de gala da PM, que data de 1920. Entre os armamentos antigos, está exposta uma metralhadora Hotchkiss, utilizadas nas décadas de 1930 e 40, além de equipamentos de rádio telecomunicação utilizados pela briosa ao longo da sua história.

Compartilhar