Governo forma novos soldados em Patos e anuncia entrega de viaturas

Novos Policiais Militares, formados na sede do 3º BPM, em Patos (Foto: Raffael Lima)
O Governador do Estado participou, nesta sexta-feira (19), na cidade de Patos, da formatura de mais 42 novos policiais militares. Os soldados fazem parte da turma de 272 novos PMs que vão reforçar o policiamento ostensivo em várias cidades do Estado. Ao todo, já são 800 policiais contratados em pouco mais de dois anos e meio.

A solenidade de entrega de distintivos e apresentação dos novos soldados à população foi realizada na Praça Getúlio Vargas, no Centro da Cidade de Patos, onde Ricardo Coutinho destacou a atenção que tem procurado dar a área de segurança pública.

“Quando colocamos 800 novos homens na Polícia Militar em apenas dois anos e meio é porque tratamos a segurança como prioridade absoluta”, lembrou o chefe do executivo estadual.

O governador destacou ainda a redução significativa dos crimes na Região de Patos, onde foi registrada uma redução de 50% no número de homicídios no primeiro semestre deste ano quando comparado com o mesmo período do ano passado, alcançando a marca de maior diminuição de crimes no ano de 2013 no Estado.

“Isso não quer dizer que vamos deitar numa rede e relaxar porque a luta contra o crime é diária e os novos soldados vão reforçar ainda mais o combate ao crime”, ressaltou o Governador, ao tempo em que lembrou que no ano de 2012, após 10 anos de crescimento ininterruptos dos homicídios, a Paraíba registrou uma redução de 8,2%.

O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, ressaltou importância da atual política de segurança pública adotada pelo governador. “A polícia militar tem recebido total apoio por parte deste governo, isso tem gerado resultados significativos como a redução dos números da criminalidade e construção de uma cultura de paz, impulsionada pela capacitação dos policiais e investimentos que estão proporcionando vivermos uma nova polícia”, exaltou Euller Chaves.

O reforço na tropa e o investimento em equipamentos de trabalho como viaturas novas, armamentos e coletes fazem parte da estratégia para fortalecer a política de segurança implantada no Estado. Como parte da estratégia, o Governador anunciou, durante a solenidade, a entrega de mais 50 novas viaturas nas próximas semanas, o que totalizará em 370 novas viaturas entregues em pouco mais de dois anos e meio. Os veículos renovarão a frota, além de reforçar a segurança nas cidade do interior do Estado.

Preparação dos novos soldados – A formação dos novos soldados da Polícia Militar da Paraíba durou dez meses, com instruções e treinamentos que ultrapassaram mais de 1.000 horas/aula. No total, são 32 disciplinas ministradas, com conteúdos relacionados aos direitos humanos, legislações, abordagem policial, tiro defensivo – entre outras matérias. Eles também já saem da formação com o Curso de Polícia Comunitária, que busca promover a filosofia do trabalho integrado com a comunidade.

Benefícios – Ao ingressar no Curso de Formação, o aluno soldado já recebe uma série de benefícios, entre eles, uma bolsa de estudo inicial no valor de um salário mínimo, fardamentos, alojamento e alimentação. Eles também são contemplados com assistência médica e odontológica e um programa de atividades esportivas.