Governador realiza reunião e repassa diretrizes da segurança no Estado

A reunião foi realizada na Escola do Servidor Público Estadual da Paraíba, em João Pessoa
O governador Ricardo Coutinho reuniu na manhã deste sábado (13), no auditório da Espep, os novos delegados regionais da Polícia Civil e comandantes da Polícia Militar para repassar as diretrizes e as metas da segurança pública do Estado. A reunião acontece um dia após o remanejamento realizado pelo Governo do Estado nas áreas estratégicas da Policia Civil e Militar.

Após a apresentação de cada comandante da PM e delegados regionais que serão responsáveis pelas 20 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP), o governador e o secretário executivo de Segurança e Defesa Social, Jean Francisco, explicaram sobre o novo modelo de compatibilização das áreas de segurança, que passam a ter um delegado regional e um comandante da Polícia Militar. De forma integrada, eles vão se responsabilizar e compartilhar as ações de segurança e o combate ao crime.

Ricardo Coutinho destacou a importância das polícias civil e militar trabalharem de forma integrada, já que as experiências demonstram que os locais onde isso ocorreu apresentaram os melhores resultados em relação à queda da criminalidade. Ele acrescentou que a política de segurança está sendo vista de forma sistêmica com a inserção de um promotor de Justiça e de um juiz que, em breve, passarão a auxiliar na abertura de inquéritos e o julgamento dos processos.

De acordo com o governador, essa conversa entre gestores e profissionais das polícias civil e militar serve para compartilhar diretrizes após as mudanças e remanejamentos, algo normal quando se trabalha com a busca de resultados em uma área tão complexa como é a segurança. “Estamos hoje dando o mais importante passo para consolidarmos essa política pública que vem apresentando resultados como a redução de 8,6% nos homicídios após 10 anos de crescimento contínuo. Quero agradecer o empenho de todos para essa conquista”, frisou.

Para o secretário executivo de Segurança e Defesa Social, Jean Francisco Bezerra, a reunião foi importante para o governador conversar “olho no olho” com os profissionais da área e repassar as orientações dentro do modelo de segurança implantado no Estado. Ele destacou que o momento também possibilitou que delegados e comandantes militares que vão trabalhar juntos pudessem se conhecer melhor e trocar informações. “É momento de muito trabalho e nas próximas semanas vamos reunir os delegados e comandantes militares para definir o Planejamento Operacional em suas respectivas áreas”.

O comandante da PM, coronel Euller Chaves, destacou a importância das polícias trabalharem juntas e focadas nas diretrizes traçadas pela política de segurança. “Temos uma metodologia, uma liderança, investimento e a vontade mútua para a superação das dificuldades de combater o crime e garantir a segurança da população”, destacou Euller.

O novo delegado geral da Polícia Civil, Carlos Alberto, agradeceu a confiança do governador Ricardo Coutinho e do secretário de Segurança, Cláudio Lima, para ocupar a função de delegado regional. “O nosso objetivo é trabalhar de forma integrada para baixar a criminalidade no nosso Estado. O trabalho de uma política complementa outra e de forma isolada não é possível chegar a lugar nenhum”, completou.