‘Caminhantes da Polícia Militar’ comemoram São João na Orla

‘Festa’ teve direito a quadrilha junina e trem do forró
Os ‘Caminhantes da Polícia Militar’ começaram as comemorações juninas mais cedo. Na manhã desta sexta (14), cerca de 30 participantes do projeto reuniram-se, por volta das 6h, no Busto de Tamandaré (na capital), para começar o dia com muito forró e comidas típicas. Ao som do trio ‘Nossa Terra’, eles dançaram as músicas nordestinas e se aqueceram para iniciar a caminhada que o grupo realiza todas as manhãs.

Segundo a coordenadora do projeto, coronel Maria Filha, o projeto é desenvolvido há 15 anos junto à comunidade, incentivando a prática esportiva e os cuidados com a saúde. “Só aqui na praia contamos com dois profissionais de Educação Física e dois técnicos de enfermagem que dão suporte as atividades. Sempre começamos com um alongamento e depois seguimos em grupos para a caminhada”, contou a coronel, ao citar que o projeto também é desenvolvido no Espaço Cultural (também das 6h às 8h) e no Ronaldão (das 17h às 19h).

Entre os beneficiados, estão caminhantes de todas as idades, como a aposentada Maria José Lima dos Santos, 89 anos, assídua na prática esportiva. “Não perco um dia de caminhada, todos do grupo já me conhecem”, contou, enquanto aproveitava o som do trio pé de serra. A dona de casa Maria Salete, 61 anos, também é uma participante antiga e ativa do projeto. “Quando não venho, passo o dia triste. Nós somos muito unidos , é como uma família”, revelou.

Conforme a coronel Maria Filha, além da prática esportiva, quase diariamente o projeto também oferece serviços de saúde gratuitos para a população, como aferição da pressão e do peso. “Centenas de pessoas passam todos os dias pelo grupo e param nem que seja para fazer só o alongamento ou desfrutar algum serviço de saúde”, completou.

Compartilhar