200 alunos iniciam Curso de Promotor de Polícia Comunitária

Em aula inaugural no CE, comandante geral destacou avanços da Polícia Comunitária (Fotos: Werneck Moreno)
Mais de 200 alunos – entre policiais militares, civis, guardas municipais e líderes comunitários – iniciaram nesta segunda (20) o Curso de Promotor de Polícia Comunitária, que oferece capacitação na nova filosofia de aproximação e prevenção que foi adotada pela polícia paraibana. Só em João Pessoa, são 40 alunos iniciando as aulas, que acontecem no Centro de Educação da PM, no bairro de Mangabeira, na capital.

Além desta, também fora iniciadas turmas em Campina Grande, Patos, Guarabira e Cajazeiras. “Só este ano, a previsão é que aproximadamente 700 pessoas (pelo menos uma turma a cada semana) sejam capacitadas nessa nova filosofia de polícia, na qual a população e os PMs trabalham de forma integrada. Até 2012, o número de pessoas qualificadas chegou a 1.946”, contou o coordenador de Direitos Humanos e Integração Comunitária da PMPB, tenente coronel Valterlins Dutra.

Ele, juntamente com o secretário de Segurança, Cláudio Lima, e o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, participaram da aula inaugural da turma formada em João Pessoa. No auditório do CE, Euller destacou os avanços obtidos pela Polícia Solidária nos últimos dois anos.

“Esse momento se reveste de simplicidade, mas tem uma importância grandiosa, não só para Polícia Militar, mas sobretudo para a cidadania, paras as comunidades. Nós avançamos mais, tanto do ponto de vista quantitativo, mas principalmente qualitativo, na proximidade da polícia com o cidadão, do Estado com o cidadão”, destacou o comandante, ao citar que nos últimos 13 anos, até 2010, foram 778 policiais militares capacitados em ‘Polícia Comunitária’, enquanto que nos últimos dois anos, foram 1.168 (levando em consideração só os PMs).

Após a fala do comandante, os alunos tiveram a aula inaugural ministrada pelo secretário Cláudio Lima, que falou do nascimento do programa ‘Paraíba Unida pela Paz’ e o novo sistema de gestão, focado em resultados e na discussão planejada coma a sociedade civil, implantado pelas policiais paraibanas. Também estiveram presentes na solenidade os presidentes do Conselhos Comunitários de Segurança de Mangabeira e de Manaíra, além de representantes da Guarda Municipal e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano,

O Curso

Todos os policiais que atuam nas Unidades de Polícia Solidária (que somam 11 unidades em todo o Estado) participam do Curso de Promotor de Polícia Comunitária, oferecido também para policiais civis, bombeiros, guardas municipais, integrantes do Conselho Tutelar e líderes comunitários. Entre as disciplinas ministradas no curso estão: Relações Interpessoais; Direitos Humanos; Mediação e Demais Meios de Resolução Pacífica de Conflito e Polícia Comunitária e Sociedade. A duração é de em média uma semana, totalizando 40 horas aula.

Em menos de dois anos e meio, já são 11 UPSs instaladas pelo Governo do Estado. Confira os números da ‘Linha Solidária’ de cada uma delas:

UPS do Alto do Mateus: (083) 8879-2590
UPS de Mandacaru: (083) 8619-2213