História dos 88 anos do 2º BPM é tema de exposição em Campina

A exposição promoveu uma integração entre civis e militares
Soldados, policiais militares e reformados, escoteiros mirins e estudantes da rede pública puderam apreciar, na manhã desta sexta-feira (22), a primeira exposição alusiva à história do 2º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Campina Grande.

A exposição fez parte do encerramento da disciplina História da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), que compõe o currículo do Curso de Formação de Soldados, que teve início em outubro de 2012 e será encerrado no mês de julho, quando 73 soldados estarão aptos a prestar serviço na região da Borborema.

Os visitantes puderem conferir uma estrutura móvel armada no pátio do 2º BPM com fardamentos, armamentos, equipamentos, viaturas, galerias de fotos dos ex-comandantes e dos cursos de formação ocorridos até agora no batalhão.

Para o comandante do 2º BPM, tenente coronel Souza Neto, a iniciativa visa o resgate histórico da instituição, que completou 88 anos. “A valorização deve ser permanente e, para isto, estamos disponibilizando um espaço dentro do próprio batalhão para a construção de um museu”, revelou.

A solenidade contou com a presença do capitão reformado Cícero Ludgério Pereira, que ministrou palestra sobre a experiência da sua vida à frente do batalhão e da corporação da Polícia Militar. Na oportunidade, emocionado, ele narrou a história da fundação do 2º BPM e dos combates contra as invasões do bando de Lampião e da Revolta de Princesa, dos quais foi testemunha viva.

Após a palestra, os integrantes do Curso de Formação de Soldados desfilaram no pátio do 2º BPM, sob os acordes da Banda de Música que entoou a Canção do Batalhão.

O secretário de Estado do Desenvolvimento e Articulação Municipal, Manoel Ludgério, esteve presente para homenagear seu pai, o capitão Cícero Ludgério Pereira. O evento ainda foi prestigiado por autoridades civis e militares, alunos da Creche Izaura Gomes de Farias, Jovens do Movimento Soldado de Cristo e escoteiros mirins.

Compartilhar