PM discute inclusão de gênero nas instituições de segurança pública

Entre as palestrantes estavam duas Oficiais da PM, alcançaram esta semana o título de mestre em educação pela UFPB
A inclusão da mulher nas instituições de segurança pública foi o tema da mesa redonda realizada na tarde desta quinta-feira (21), no auditório do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (Campus de João Pessoa). A palestra teve a participação de várias policiais femininas da Polícia Militar da Paraíba, que analisaram os aspectos relacionados a gênero dentro da instituição.

O curso de formação de oficiais e o de soldado foi o objeto de análise de duas militares da PMPB, Tenente Coronel Íris e Capitã Monica Rodrigues, que participaram da palestra. Elas concluíram esta semana o mestrado em Educação pela UFPB, defendendo teses relacionadas a temas vivenciados dentro da PM.

O público, composto por militares e civis, acompanhou as discussões com a visão de autoridades no assunto, como a secretária da mulher e da diversidade humana, Gilberta Soares e a professora da Universidade Católica da Bahia, Márcia Esteves Di Calazans – que veio à Paraíba especialmente para a banca de conclusão do mestrado das duas oficiais da PM.

As palestras fazem parte da ‘ciranda de conversa’ promovida pela pós-graduação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, que reúne pesquisadores para uma conversa informal acerca de temas relacionados às pesquisas das ações sobre a mulher e relação de gênero.

Mulheres na PM – A polícia militar tem aproximadamente 700 mulheres. A primeira turma a ingressar na instituição foi em 1987, composta por oficiais. Em seguida houve a formação de uma turma de sargento, em 1989, e de soldado em 1990. Atualmente elas ocupam vários postos e graduações e exercem as mais diversas funções nos batalhões espalhados pelo Estado.