1º BPM realiza homenagens durante comemorações de 88 anos

População compareceu ao Ponto de Cem Réis para prestigiar comemoração dos 88 anos de fundação do 1º BPM (Fotos: Werneck Moreno)
Uma solenidade militar na tarde desta segunda-feira (18), no Ponto de Cem Réis, Centro de João Pessoa, marcou as comemorações dos 88 anos do 1º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba (1º BPM) – completos em 20 de fevereiro último. O batalhão, que é sediado no Centro de João Pessoa e que possui mais de 800 policiais, tem o maior efetivo e área de atuação de todas as unidades da PM distribuídas pelo Estado.

“Temos muito o que celebrar nesta data, pois nos últimos dois anos o 1º BPM recebeu investimentos que superam os R$ 4 milhões, melhorando desde sua estrutura física, quanto os equipamentos de trabalho de cada policial”, enfatizou o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, durante a solenidade. Ele aproveitou a oportunidade para saudar toda a tropa presente e, junto com o comandante do 1º BPM, tenente coronel Almeida Martins, e o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, homenagear 48 civis e militares pela contribuição que deram para o crescimento do 1º BPM.

Do total, 27 pessoas (entre elas oito civis) foram agraciadas com o certificado de ‘Amigo do 1º BPM’, nove militares com a medalha do Mérito Operacional (dada àqueles que se destacam por prestarem serviços notáveis à PM) e 12 militares com a Láurea do Mérito Disciplinar (dada àqueles que se distinguem pelo fiel cumprimento do seu dever como pacificador social).

Além deles, o comandante do 1º BPM, tenente coronel Almeida Martins, também foi condecorado, sendo que com a medalha ‘Serviços Distintos – 20 anos’. “Minha fala hoje só pode ser de agradecimento, primeiro a Deus, e depois ao governo do Estado e o Comando Geral, além de toda a tropa do 1º BPM que se empenha todos os dias para trazer a paz social”, disse Almeida, entusiasmado.

Fechando a solenidade, o secretário de Segurança, Cláudio Lima, fez uso da fala e lembrou de todos os desafios que a segurança pública enfrenta atualmente e a importância de nesse contexto ter uma polícia cada vez mais integrada e próxima da população. “Tenho certeza que a PM, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros têm feito um excelente trabalho em todo o Estado, um esforço que nos orgulha muito e que só tende a dar resultados ainda mais positivos”, pontuou.

Homenagens – Entre os homenageados pelo Comando Geral e o 1º BPM estão diversas autoridades civis e militares – a exemplo do comandante dos Bombeiros, coronel Jair Carneiro; o comandante e sub geral da PM, coronel Euller Chaves e coronel Castro (respectivamente); a delegada geral de Polícia Civil, Ivanisa Olímpio; o coordenador de Comunicação e Marketing do PMPB, coronel Valterlins Dutra, e o soldado da PMPB, Luiz Duarte.