Polícia Militar da Paraíba cede tecnologia à Polícia de Sergipe

O sistema será cedido pela PMPB e será implantado pelo núcleo de tecnologia
O sistema tecnológico de gestão da polícia militar da Paraíba foi o modelo escolhido pela polícia militar de Sergipe para ser implantado na administração da corporação daquele Estado. Nesta sexta-feira (01), uma equipe de oito policiais da PMSE concluiu o curso preparatório, em João Pessoa, para gerenciar o sistema – que será implantado em Sergipe, nas próximas semanas, pelos policiais da Paraíba.

Durante o curso, que foi ministrado pelos policiais do Núcleo de tecnologia da polícia militar da Paraíba, oficiais e praças da PM de Sergipe conheceram todo o sistema ‘intranet’ da PMPB e os recursos que ele oferece para promover uma gestão mais dinâmica e garantir um atendimento melhor à população. O intercâmbio durou uma semana e definiu os estágios em que os policiais paraibanos farão a transição do sistema.

No próximo dia 25, uma equipe do do departamento de tecnológica da PMPB viajará a Sergipe para implantar a primeira fase do sistema, que será feito em três etapas: Implantação de um código-fonte, parametrização e cadastramento – todos relacionados a armazenamento de dados dos policiais, viaturas e do funcionamento da instituição.

A polícia sergipana adotou o sistema da polícia militar graças ao seu diferencial de ferramentas tecnológicas, que permitem um controle ‘on line’ do efetivo, de viaturas e ocorrências em todo estado, atendendo de forma rápida e eficiente às demandas dos setores de pessoal, corregedoria, logística e operação.

O chefe do setor pessoal da polícia militar de Sergipe, Coronel Antônio Sávio, agradeceu a concessão e ressaltou a eficiência do sistema tecnológico de gestão da PM. “É um sistema que atende de forma ampla e específica as demandas da corporação, com ferramentas avançadas de gerenciamento estratégico para administrarmos melhor o efetivo e empregá-lo de forma operacional, de acordo com aquilo que o sistema nos proporciona”, comentou.

O encerramento do curso foi marcado por homenagens entregues ao Comandante Geral da polícia militar da Paraíba, Coronel Euller Chaves, e ao coordenador de tecnologia e informação, Tenente Coronel Lamark Victor. Eles receberam medalhas do mérito policial militar da PMSE.

Coronel Euller Chaves agradeceu a comenda e destacou a importância da parceria. “É uma honra para nós que fazemos a polícia militar poder contribuir para a evolução de outras polícias, sinto-me bastante feliz em saber que há essa sintonia de atitudes entre a polícia militar da Paraíba e a polícia militar de Sergipe, com quem estamos neste momento compartilhando um projeto construído a várias mãos e que vem sendo reconhecido aqui e fora do Estado”.

Sistema intranet da PM – É um sistema de gestão on line que a polícia militar utilizada desde 2000 e vem sendo atualizado durante os anos. Pela internet, a polícia administra e controla dados de efetivo, viaturas, processos da corregedoria, recursos logísticos e aplicação do policiamento, inclusive acompanhando em tempo real o andamento das operações. Esta semana o núcleo de tecnologia da PM lançou a versão 5.0, que traz ferramentas mais atualizadas e avançadas para aprimorar o sistema.