PM forma mais 35 ‘proerdiamos’ e amplia prevenção às drogas

Autoridades civis e militares formaram a mesa de honra da formatura (Fotos: Werneck Moreno)
Mais 35 policiais militares estão habilitados para trabalhar a prevenção às drogas nas escolas públicas e privadas da Paraíba. Nesta sexta (1), eles concluíram a qualificação para atuarem como instrutores no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), presente em mais de 50 cidades em todo o Estado.

Nesta turma, que já é a terceira formada este ano, outros dois policiais, já formados no Proerd, fizeram o curso como atualização, totalizando 37 alunos. Ele vieram dos mais diversos municípios do Estado (como Monteiro, Guarabira, Catolé do Rocha, Sousa, Patos, Mamanguape, Santa Rita, Princesa Isabel e Campina), para aprender pedagogicamente como ser um amigo e educador das crianças e adolescente da Educação Infantil, 5º e 7º ano

Conforme a coordenadora estadual do programa, capitão Ticiana Soares, esses instrutores vão se somar aos 79 formados nas duas primeiras turmas deste ano e atuarão em todos os batalhões da PM. Inclusive no 8º BPM (sediado em Itabaiana) e o 9º (Picuí), que pela primeira vez vão ganhar instrutores do Proerd.

“Nossa pretensão é fazer que, até o final de 2014, o Proerd chegue a todas as cidades da Paraíba. Atualmente, estamos em 50 cidades e já atendemos mais de mil escolas. Só em 2012, foram mais de 150 instituições visitadas e cerca de 10 mil crianças beneficiadas. Número este que deve quadriplicar este ano, já que esperamos atender 40 mil alunos”, detalhou Ticiana.

Segundo ela, a turma formada nesta sexta, em solenidade no Centro de Educação da PM (em Mangabeira, na capital), teve como facilitador o capitão da Polícia Militar de Santa Catarina, Reginaldo Rocha de Sousa. O Estado é um dos sete Centros Formadores do Proerd em todo o Brasil, sendo referência na prevenção às drogas nas escolas.

“O espírito do Proerd é de alegria. Trabalhar coma prevenção é o papel de cada desses policiais que estão se formando e tenho certeza que eles vão fazer a diferença na Paraíba”, disse Rocha, durante a solenidade. O sub-comandante geral da PM, coronel Francisco de Castro, representou o comandante geral, coronel Euller, e citou textos bíblicos para simbolizar o momento de entusiasmo de todos os ‘proerdianos’ e da Polícia Militar como um todo.

“O Senhor disse que nós deveríamos amar Ele, de todo nosso coração, e ao próximo, como a nós mesmos. Isso significa que o que você deseja para você, deve desejar ao próximo. Ninguém dá amor se não estiver cheio dele”, lembrou o oficial, ao enfatizar o sentimento e a sensibilidade que os policiais militares desenvolvem para tocar as crianças sobre a necessidade de dizer não as drogas.

Ainda durante a solenidade de formatura, os ‘proerdianos’ (como gostam de ser chamados) receberam os certificados e cantaram a canção do Proerd (ver a letra abaixo).

O Programa

O Proerd conta com três níveis de formação profissional. O instrutor, que trabalha diretamente com as crianças, o mentor, responsável pela formação e acompanhamento dos instrutores e, acima desses, o máster (capacitação para formar mentores e planejar a aplicação do programa).

Na Paraíba, a PMPB já formou mais de 85 mil crianças nos doze anos de funcionamento do programa. O programa está presente em 50 cidades e já passou por mais de mil escolas em todo o Estado.

Em cada uma delas, o trabalho de combate às drogas é feito em doze encontros. Um policial militar fica responsável por organizar, junto a escola, as atividades pedagógicas e lúdicas que fazem parte da grande do programa. Ao final do ciclo, é feita uma formatura relembrando as lições que foram apreendidas ao longo das aulas.

Canção do Proerd
Composição: Sgt Pmerj Claudio Coutinho Dos Santos

Existe um programa
que vai lhe ajudar
existe um amigo
que vai lhe ensinar
que o problema *drogas*
merece atenção
e para manter-se a salvo
é preciso dizer não
Proerd é o programa
Proerd é a solução
Lutando contra as drogas
Ensinando a dizer não
Cultivando o amor próprio, controlando a tensão
Pensando nas consequências, resistindo a pressão
como amar a própria vida
e às drogas dizer não
quem lhe ensina é o amigo
mas é sua decisão
Proerd é o progama
Proerd é a solução
Lutando contra as drogas
Ensinando a dizer não
Lutando contra as drogas
Ensinando a dizer não {BIS}

Compartilhar