TRE ourtoga medalha ao Comandante Geral e reconhece trabalho da PMPB

O plenário ficou lotado para prestigiar a homenagem
A mais alta comenda da justiça eleitoral paraibana foi concedida, na tarde desta quinta-feira (21), ao Comandante Geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller de Assis Chaves, durante sessão especial realizada no plenário do TRE. A medalha “Desembargador Flodoardo Lima da Silveira” foi proposta após a Paraíba registrar em 2012 uma das eleições mais tranquilas da história do Estado, graças as operações voto seguro I e II, que foram realizadas pela Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil e Bombeiros Militares.

As honrarias foram entregues na presença do grande número de pessoas que prestigiaram a sessão e puderam testemunhar o reconhecimento conferido pela justiça eleitoral da Paraíba à Polícia Militar.

Justificando a homenagem, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Marcos Cavalcanti, destacou a desenvoltura do Coronel Euller Chaves a frente do comandante da PM.

“Essa comenda vem reconhecer o Coronel Euller pelo exercício de suas funções a frente do comando da polícia militar, com notável firmeza, probidade, sensatez, espírito público e zelo profissional, o que não foi diferente na hora de planejar e organizar com sua equipe o plano da segurança para as eleições municipais da Paraíba em 2012, com destaque para as operações voto seguro I e II”, pontuou o presidente.

Tomado pela emoção, o Comandante Geral, Coronel Euller Chaves, agradeceu a homenagem destacando que o reconhecimento era a todos os policiais militares que, nas palavras dele, “arriscam-se diuturnamente e muitas vezes no anonimato defendendo a lei e a ordem, mesmo com o risco de perderem a liberdade e a vida no exercício da missão de proteger e servir a sociedade”.

Coronel Euller confidenciou ainda ao publico presente que vivia naquele instante um momento ímpar na trajetória dele. “Nesses últimos 29 anos recepcionei, modestamente, algumas honrarias país a fora, mas esta tem um duplo sentido. Primeiro porque é a de maior extensão coletiva. Depois por se vincular e advir da principal força para o exercício da democracia, a justiça eleitoral, que juntas promovem a cidadania através de resultados de eleições justas e ordeiras”.

A sessão contou ainda com mais duas homenagens, uma a servidora aposentada do TRE-PB, Valdecy Soares Barbosa – que recebeu a medalha de honra “Desembargador Hermes Pessoa de Oliveira” – e a servidora também do tribunal, Cecília da Costa e Silva, que foi condecorada com a medalha de Serviço “Juiz Agnelo Amorim Filho”.

Operação Voto Seguro – As operações voto seguro I e II garantiram eleições tranquilas nos 223 municípios em 2012, onde registraram apenas 15 ocorrências eleitorais em todo o Estado, durante os dois turnos, e uma redução de 59% no número de homicídios no primeiro turno e 57% no segundo, quando comparado com as eleições de 2010.