PM prepara mais 270 soldados no Curso de Formação

Alunos recebem instruções no Centro de Educação, na capital, e nos núcleo de formação em todo o Estado (Foto: Wagner Varella)
A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) prepara mais 270 soldados para atuar no policiamento ostensivo e preservação da ordem pública, em todo o Estado. Desde agosto último, os alunos iniciaram o Curso de Formação de Soldados, que tem duração média de dez meses (1.300 horas-aula) e um currículo composto de mais de 33 disciplinas. Atualmente, a turma concluiu cerca de 45% da carga horária prevista e já presta serviços internos e externos.

Conforme o coordenador de Ensino, Treinamento e Pesquisa do Centro de Educação da PMPB, tenente coronel Roberto Alves, a previsão é que esses soldados PMs terminem a formação em julho deste ano, quando devem ser distribuídos para os Batalhões de Campina Grande (2º BPM), Patos (3º BPM), Guarabira (4º BPM), Cajazeiras (6º BPM) e Grande João Pessoa. Eles passam pela capacitação no Centro de Educação da PM, em João Pessoa, e nos núcleos de formação situados nas cidades já citadas.

“O Curso de Formação de Soldados (CFSd) prepara técnica e profissionalmente o jovem que ingressa na Polícia Militar da Paraíba , desenvolvendo habilidades para exercerem as funções de soldado PM, em conformidade com a legislação vigente – sempre pautada na filosofia de polícia solidária, de proteção dos direitos humanos”, resumiu Roberto Alves, sobre os objetivos do curso.

Ainda segundo ele, os alunos participam das aulas no período de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h. Em julho de 2011, já nesta gestão, 521 soldados PMs foram formados e distribuídos para atuarem nos diversos batalhões da corporação em todo o Estado.

Benefícios

Ao ingressar no Curso de Formação o aluno soldado já recebe uma série de benefícios, entre eles uma bolsa de estudo inicial no valor de um salário mínimo, fardamentos, alojamento e alimentação. Eles também são contemplados com assistência médica e odontológica e um programa de atividades esportivas.

“Sempre tive o sonho de ser militar e ter a estabilidade do serviço público. Hoje me sinto realizado aqui”, contou um dos alunos do CFSd, Felipe Roberto de Moura, 23 anos. “A expectativa ao terminar a formação é crescer dentro da própria polícia, podendo chegar até ao oficialato”, completou Felipe, ao lembrar que a rotina no CFSd começa cedo, às 6h, e ao longo do dia são recebidas diversas instruções através de aulas em sala e em formaturas ao ar livre.

Ingresso

A admissão para o CFSD é feita através de concurso público, composto por cinco etapas. No último, realizado em 2008 e que teve todos os aprovados já convocados, foram realizadas as seguintes fases: Exame Intelectual, de caráter classificatório e eliminatório; Exame de Saúde, de caráter eliminatório; Exame de Aptidão Física, de caráter eliminatório; Exame Psicológico, de caráter eliminatório; e Avaliação Social, de caráter eliminatório.

O aluno soldado PM Vicente Ferrer Albuquerque, 22 anos, contou que se preparou durante um ano para prestar concurso para Polícia Militar. “Como eu trabalhava durante o dia, estudava para a prova à noite, por três ou quatro horas e deu certo”, contou, ao revelar que de início o civil estranha o ‘militarismo’ que vê já no Curso de Formação, mas com o tempo se adapta. “Também percebemos que é uma instituição que realmente prepara bem o aluno soldado e que é estruturada”, completou.

Ainda como pré-requisito para ingressar na briosa paraibana, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado e estar em dia com as obrigações militares e eleitorais – além de não ter antecedentes criminais ou policiais. É requerido que o candidato esteja em gozo dos direitos civis e políticos e que tenha, no ano da matrícula em curso, pelos menos 18 anos e no máximo 30. Os homens devem apresentar altura mínima de 1 metro e 65 centímetros (1m65cm), enquanto as mulheres tem que ter pelo menos 1m60cm). Todas as condições de ingresso são especificadas quando do edital de seleção.

Confira as disciplinas do CFSd da PMPB:

 Direito judiciário militar
 Cidadania e direitos humanos
 Direito penal e processual penal
 Estado, policia e sociedade
 Telecomunicação operacional
 Atividade física e desportiva
 História da Polícia Militar da Paraíba
 Legislação e organização institucional
 Língua estrangeira – inglês
 Higiene e saúde do profissional de segurança pública
 Doutrina de polícia ostensiva
 Técnica de tiro defensivo
 Técnica de contenção e uso da força
 Exercícios de ordem
 Socorros de urgência
 Administração de conflitos interpessoais
 Noções de criminalística
 Drogas e criminalidade
 Psicologia aplicada a atividade policial
 Sistema de justiça criminal brasileiro
 Gestão em relações públicas e humanas
 Delinquência e fatores criminógenos
 Violência, cultura e criminalidade
 Administração de eventos críticos de massa
 Português instrumental
 Noções de prática bombeirística
 Prática policial reflexiva
 Noções de inteligência policial
 Operações de segurança
 Técnicas e táticas de intervenção em situações de risco iminente
 Meio ambiente e segurança pública
 Informática aplicada à segurança pública

Compartilhar