Governador avalia plano operacional para o fim de ano no Estado

Na oportunidade, o Governador em exercício, Rômulo Gouveia, avaliou o plano operacional para o final do ano
O governador em exercício, Rômulo Gouveia, se reuniu, na tarde desta sexta-feira (28), com cúpula da Segurança Pública para discutir as ações e planos estratégicos elaborados pelos órgãos operativos para garantir a segurança da população e dos turistas durante o feriado de fim de ano na Paraíba.

A reunião contou com as presenças do secretário executivo da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Bezerra Nunes; do comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves; do comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros; do superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho; e outros integrantes da cúpula de segurança do Estado.

Durante a reunião, Rômulo Gouveia pediu das autoridades um reforço nos locais onde há maior concentração de público em função das festas de réveillon, a exemplo das praias, além daquelas que também comemoram aniversário de emancipação política.

“Eu tenho tido a oportunidade de comandar o Estado durante esses períodos festivos e a polícia tem garantido a tranquilidade em todos os grandes eventos. Vamos acompanhar, monitorar todo esse período para que cheguemos a quarta-feira com tudo dentro da normalidade”, afirmou o governador em exercício.

Rômulo Gouveia teve acesso aos detalhes do plano estratégico elaborado pela Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social, que leva em consideração o aquecimento da economia neste período. “Só o Estado injetou na economia mais de um bilhão de reais com o pagamento da folha, 13°, 14º e 15º salários para a educação, além de abono natalino do Bolsa Família. Por isso, as Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Detran, enfim, todos estarão atentos e preparados para garantir a paz social”, comentou.
Também participaram da reunião, o delegado geral adjunto André Rabelo, o diretor geral do IPC, Humberto Pontes, o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Jeferson Teles e o assessor de ações estratégicas da Seds, delegado Isaías Gualberto.

Segurança na orla – Com a chegada do verão, as Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros intensificaram os trabalhos para melhor atender a população. A Polícia Militar, por meio da Companhia de Apoio ao Turista (Ceatur), emprega mais duas viaturas extras, com três homens cada, para realizar o policiamento noturno. Ao todo, 105 policiais cobrem as áreas de praia até o Litoral Sul. Atualmente, quatro viaturas e 25 bicicletas já estão sendo utilizadas no patrulhamento, sobretudo em Tambaú e no Cabo Branco.

O Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros continua, neste fim de ano e durante o mês de janeiro, o trabalho de orientação aos banhistas sobre cuidados no meio aquático. Panfletos educativos e pulseiras de identificação (para as crianças até dez anos) também estão sendo disponibilizados pela corporação.

Quem precisa do serviço dos Bombeiros pode procurar ainda um dos 12 postos de guarda-vidas distribuídos pela orla da capital, Litoral Sul e Norte. A corporação conta com uma ambulância com atendimento pré-hospitalar, realizando o socorro rápido de vítimas das mais diversas intercorrências.

Delegacias – No feriado irão funcionar em regime de plantão, em João Pessoa, as delegacias distritais de Cruz das Armas (1ª DD), de Mangabeira (9ª DD), Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), em Manaíra, além das delegacias especializadas da Mulher, da Infância e Juventude (que irá atender também ocorrências de crimes contra a infância e juventude), Delegacia de Crimes contra a Pessoa (Homicídios) e de Crimes contra o Patrimônio (Roubos e Furtos).

Na cidade de Cabedelo, as ocorrências podem ser registradas na 7ª Delegacia Distrital e em Santa Rita na 6ª DD, onde também vai ser atendida a população de Bayeux. Durante todo o mês de janeiro, a Deatur terá um reforço no efetivo e funcionará tanto de manhã quanto à noite – registrando ocorrências de menor potencial ofensivo. Os telefones de contato para atendimento da população são: 3214-8022 e 3214-8023.

Compartilhar