31 PMs concluem qualificação e integram tropa de Choque

Três primeiros colocados foram parabenizados pelos comandante do Bope/Choque (Foto: Werneck Moreno)
Um total de 31 policiais militares que passaram pelo ‘Estágio de Policiamento de Choque’ receberam, na manhã desta quarta-feira (19), os certificados de conclusão da qualificação que os habilita para integrar essa tropa especializada. Até a próxima semana, os concluintes já deverão estar atuando nas ruas como integrantes do Choque da capital.

A cerimônia que marcou a conclusão do estágio aconteceu no auditório do Centro de Educação da PM, em Mangabeira, capital. Na ocasião, os três primeiros colocados foram parabenizados pelo comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), major Bisneto Jerônimo, e o sub-comandante da unidade, major Otávio Ferreira.

“A demanda de serviços é muito grande neste fim de ano e esse reforço que está chegando para a tropa é muito relevante”, comentou Major Ferreira, ao frisar que o Choque estar atento, neste período, especialmente aos presídios. O ‘Estágio de Policiamento de Choque’ teve 100 horas aulas teóricas e práticas em diversas áreas.

Entre elas: material bélico de Choque, controle de distúrbio civil, armamento e tiro, reintegração de posse, direito aplicado ao policiamento de choque e uso de tecnologia não letal.

“Para ingressar no Choque é preciso adquirir um conhecimento específico para atividade fim ao qual a tropa se propõe. Durante o estágio, é exigido do aluno um bom condicionamento físico e um aprimoramento técnico”, apontou o tenente Eduardo Monteiro, ao comentar que após a qualificação se sente ainda mais preparado para colaborar com a paz social.

Ele foi o primeiro colocado da turma, seguido pelo soldado Tarcísio Dias (que ficou em segundo) e o sargento Jamison Medeiros (terceiro). A avaliação dos alunos foi feita através de duas avaliações: uma de conhecimentos teóricos e outra prática (uma simulação de rebelião em presídio). A tropa especializada de Choque pertence ao Batalhão de Operações Policiais Especiais.

Compartilhar