PM ganha 21 mentores do PROERD e garante autonomia na formação

Os novos mentores serão responsáveis pela formação de novos instrutores
Investir na prevenção através da educação das crianças. Com esse objetivo, a polícia militar da Paraíba formou, na última sexta-feira (15), vinte e um policiais com o curso de mentor do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), que vai garantir a formação e preparação de novos instrutores para trabalharem o programa no Estado. A formatura foi realizada no Centro de Educação da PMPB, em João Pessoa, onde contou com a presença de policiais militares de Santa Catarina.

O programa, que trabalha nas escolas a prevenção às drogas, conta com três níveis de formação profissional. O instrutor, que trabalha diretamente com as crianças, o mentor, responsável pela formação e acompanhamento dos instrutores e, acima desses, o master (capacitação para formar mentores e planejar a aplicação do programa).

A formação dos primeiros vinte mentores da PMPB contou com uma equipe de oito policiais militares de Santa Catarina, que habilitados com a formação master vieram ministrar o curso aos militares paraibanos. Até então a polícia militar da Paraíba contava com 75 profissionais instrutores (primeiro nível de formação).

No total, foram 40 horas-aulas dividas em três disciplinas: Visão geral de educação preventiva, didática e metodologia de ensino de adultos e metodologia e aplicação do currículo de formação de instrutores PROERD para pais.

A Coordenadora Estadual do PROERD, Capitão Ticiana Soares, destacou a importância dessa formação. “Agora formamos uma equipe que vai promover a formação de novos instrutores e assim atingir um número maior de cidades e crianças atendidas com o programa que vem mudando a vida de muitos jovens paraibanos”, externou a coordenadora, ao lembrar que o programa começa a ter uma maior autonomia no Estado.

O PROERD da polícia militar da Paraíba já formou mais de 80 mil crianças nos doze anos de funcionamento do programa. Já são mais de 50 cidades que tem escolas beneficiadas.

O programa – o PROERD funciona com doze encontros em cada escola. Um policial militar realiza os encontros, onde em cada dia traz um aprendizado e uma mensagem diferente para desenvolver com os alunos. Ao final é feita uma formatura relembrando as lições que foram apreendidas ao longo das aulas.

Novo Curso – Está previsto para fevereiro do ano que vem o curso de instrutor para 108 policiais militares que passaram recentemente por uma seleção interna. As disciplinas serão ministradas pelos próprios policiais militares da Paraíba que se formaram agora como mentores do PROERD.

Compartilhar