Centro de Educação da PM forma mais 68 aspirantes a oficiais

Anualmente, dezenas de novos oficiais são formados pelo Centro de Educação (Foto: Werneck Moreno)
O Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, localizado em Mangabeira (em João Pessoa), forma, nesta quinta-feira (13), mais 64 cadetes no Curso de Formação de Oficiais Bombeiro e Policial Militar – que tem duração de três anos.

A solenidade, que acontece às 16h com diversas homenagens e honrarias, será no pátio interno da instituição. Além dos formandos, estarão presentes seus familiares e o Comandante Geral da PMPB – coronel Euller Chaves. Do total de graduados, 42 são oficiais policiais militares (22 da Paraíba e 20 do Amapá) e aproximadamente 26 bombeiros (20 da Paraíba, 5 do Mato Grosso e um de Pernambuco).

Conforme o comandante do Centro de Educação, coronel Sales Júnior, nos próximos 30 dias os policiais militares concluintes do CFO já deverão ser distribuídos para os diversos Batalhões no Estado – conforme a necessidade de efetivo.

Já os oficiais oriundos de outros Estados irão retornar para as suas cidades origem e atuar nessas localidades. Segundo Sales Júnior, eles são qualificados na Paraíba através de convênio entre as corporações. “É um intercâmbio entre as polícias de suma importância, porque proporciona a troca de experiência e engrandecimento de conhecimento das duas corporações”, enfatizou Sales Júnior.

Qualificação

Nesta terça-feira (11), 40 policiais militares concluíram cursos de pós-graduação, disponibilizados pelo Centro de Educação da PMPB. Segundo o comandante do CE, coronel Sales Júnior, 30 militares (de corporações de vários Estados – como distrito Federal, Acre, Roraima e Sergipe) se formaram no Curso de Especialização em Segurança Pública (Cesp).

Além deles, 10 militares concluíram a Especialização em Gestão e Tecnologia Educacional (Cegeste). As duas qualificações tem duração média de oito meses e aulas realizadas nas dependências do Centro de educação.

Estrutura

O Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba forma, anualmente, centenas de novos oficiais militares, bombeiros e soldados, promovendo formação acadêmica e treinamento específico, além de intercâmbio com outros Estados. A estrutura física pode ser considerada a melhor do Nordeste e, em termos qualitativos, está entre os melhores do Brasil.

O Centro está localizado em João Pessoa, no bairro de Mangabeira, e lá funcionam a Academia de Polícia Militar do Cabo Branco; o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças; e o Núcleo de Programa de Extensão e Treinamento. O comandante é o coronel Sales Júnior, que salienta o aumento do investimento do CE na atual gestão do Governo do Estado, tanto em termos qualitativos e de treinamento – como quantitativos.