PM lança Operação ‘Boas Festas’ e mobiliza efetivo extra

Operação foi lançada nesta quarta (12), no Ponto de Cem Réis, Centro de João Pessoa (Foto: Werneck Moreno)
Para proporcionar segurança aos paraibanos e turistas que circulam neste mês de dezembro em toda a Paraíba, a Polícia Militar reforça o policiamento a pé e motorizado através da Operação ‘Boas Festas’, que mobiliza um efetivo extra de 2 mil policiais até o próximo dia 26. Também estão sendo empregadas cerca de 300 viaturas em todo o Estado e um sistema de vídeo monitoramento na área central de João Pessoa.

O objetivo é diminuir o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Patrimoniais nessa época de intensa movimentação no comércio, sobretudo pela injeção do 13º salário.

“Esse incremento do efetivo vem de várias fontes: há o pessoal que trabalha na área administrativa e que teve a carga horária interna diminuída para dar apoio na rua; os policiais que estão nos cursos de Formação de Soldados ou de Oficiais, que também estão sendo empregados, já que as aulas estão em recesso; além daqueles PMs que voluntariamente assumes plantões extras”, detalhou o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, durante o lançamento da operação, nesta quarta (12), no Ponto de Cem Réis – Centro da capital.

Na ocasião, o coronel também agradeceu o trabalho prestado pelos policiais durante todo este ano e saudou os populares que estavam presentes. Ele apresentou, ainda, o novo sistema de videomonitoramento, que está funcionando através de uma central móvel (um micro-ônibus), posicionada inicialmente no Ponto de Cem Réis.

Do local, a polícia acompanha toda a movimentação do comércio e pode acionar rapidamente o efetivo motorizado ou a pé ao captar qualquer ocorrência. Somente na Região Metropolitana, o policiamento recebe um reforço de 200 policiais, com foco nos principais corredores comerciais – como o Centro e Mangabeira.

Em todo o Estado, ainda serão montados preventivamente diversos pontos de checagem de veículos e pessoas – especialmente naquelas cidades sede de Batalhões ou de Companhia de Polícia Militar Independente.

Participam das ações todas as modalidades de policiamento da PM, incluindo os Batalhões Especializados: Cavalaria (RPMont), Batalhão de Trânsito (BPTran), Ambiental (BPAmb), Operações Policiais Especiais (Bope) e Companhia de Apoio ao Turista (CEATur).

No lançamento da operação, todos os comandantes de tropa estiveram presentes para orientar seus comandados, assim como a Delegada Geral da Polícia Civil, Ivanisa Olimpio, que representou o Secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima.

Estatísticas

O comandante Geral da PMPB, coronel Euller Chaves, aproveitou o lançamento da Operação ‘Boas Festas’ para destacar a redução dos índices de criminalidades na Paraíba. Só no último mês de novembro, a redução de homicídios em relação ao mesmo período de 2011 chega a 17,4%. Em comparação com os anos de 2010 (redução de 26,9%) e 2009 (30%) a queda é ainda mais expressiva. No acumulado dos 11 primeiros meses deste ano (quando foram registrados 1.388 homicídios), a diminuição alcança o índice de 9,69%, em relação a 2011 (1.537).

Compartilhar