Gestores debatem enfrentamento à violência no Nordeste

Encontro do Consene reuniu autoridades da segurança pública de todo o Nordeste (Foto: Alberi Pontes)
A 35ª Reunião do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene) foi aberta na noite de quinta-feira (6) pelo secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima. A solenidade aconteceu no Paço dos Leões, em João Pessoa, e reuniu autoridades de segurança dos nove Estados nordestinos entre secretários, comandantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, delegados gerais de Polícia Civil, superintendentes das polícias Federal e Rodoviária Federal.

O comandante da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves esteve no evento e compôs a mesa de honra, juntamente com o comandante Geral do Corpo de Bombeiros da Paraíba, coronel Jair Carneiro, e outras autoridades da segurança pública do Estado.

Nesta sexta-feira (7), o Consene tem continuidade e discute temas de relevância comum aos membros do Conselho, a exemplo do controle aos roubos e furtos a bancos, perícias envolvendo artefatos explosivos e análise criminal.

Para o secretário Cláudio Lima, que também é vice-presidente do Conselho, a reunião na Paraíba acontece em um momento estratégico. “É preciso articular e integrar as ações em segurança pública e também trocar experiências a fim de enfrentar a violência em todo o Nordeste”, destacou.

Já o secretário da Segurança do Rio Grande do Norte e presidente do Consene, Aldair da Rocha, salientou que discutir e analisar o assunto faz parte da rotina dos Estados presentes no evento. “Segurança é a nossa pauta diária e combater o crime faz parte do nosso cotidiano. Procuramos de toda forma aumentar a sensação de segurança nos cidadãos. Podemos dizer que a integração e o trabalho de inteligência têm dado certo”, frisou Rocha.

Além de gestores das secretarias de Segurança da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas, Piauí, Ceará, Bahia e Sergipe, estiveram presentes ao evento, o desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, Carlos Beltrão, o defensor público geral do Estado, Vanildo Brito, a superintendente da Polícia Rodoviária Federal, inspetora Luciana Duarte, e o superintendente da Polícia Federal, Marcelo Diniz Cordeiro.

Programação

As atividades do Consene nesta sexta-feira (7) acontecem no Hotel Village, bairro de Tambaú, em João Pessoa, com uma palestra de Pedro Oscar Viotto, diretor de segurança da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Às 9h30, haverá uma apresentação do consultor em segurança Leo Glesser. Depois, seguem as demonstrações dos resultados do I Encontro de Gestores dos Órgãos de Ensino do Sistema de Segurança Pública do Nordeste (Engesp) e do curso de fiscalização de explosivos apresentado pelo Comitê Integrado da Operação Divisa Segura.

À tarde, os presentes irão assistir a uma palestra sobre Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará, apresentada pelo delegado de Polícia Federal Servilho Paiva; e a apresentação ‘Perícia envolvendo artefatos explosivos’, com o perito criminal federal Eduardo Toledo.

O evento será encerrado com a demonstração do ‘Modelo de Metodologia de Análise Criminal da Paraíba’, pelo capitão da Polícia Militar Vinícius Lima, do Núcleo de Análise Criminal da Secretaria da Segurança e da Defesa Social do Estado.

Consene

O Conselho de Segurança Pública do Nordeste foi criado pela Resolução Intergovernamental nº 4, de 17 de setembro de 1996. É o órgão colegiado de planejamento integrado e de coordenação de ações de segurança pública de interesse comum dos estados membros que o compõem.