72 militares concluem curso de atualização do Proerd na Paraíba

Capitã Ticiana entregou o certificado aos instrutores (foto: Werneck Moreno)
Em clima de muita alegria, 72 instrutores do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar da Paraíba, receberam o certificado de conclusão do curso de atualização das metodologias aplicadas nacionalmente no combate às drogas nas escolas. A solenidade de encerramento da qualificação aconteceu nesta sexta (7), no Centro de Educação da PM, em João Pessoa.

Na ocasião, a coordenadora estadual do Proerd, capitã Ticiana Soares, enfatizou os avanços obtidos pelo programa na Paraíba , ao longo desses 12 anos, e o que está previsto para 2013. “Nosso objetivo é até o meio do ano que vem tornar a Paraíba um Centro de Treinamento do Proerd e, para isso, precisamos ter 30 mentores (treinadores dos instrutores do programa) capacitados”, explicou a capitã, ao adiantar que com essa atualização, a Paraíba poderá ampliar o ‘hall’ de mentores – que hoje é de seis militares.

Atualmente, sete Estados são Centros de Treinamento do Proerd, sendo apenas um deles no Nordeste (o Rio Grande do Norte). Segundo a capitã, já na semana que vem parte da turma que concluiu a qualificação nesta sexta será direcionada para um novo curso, o que capacita o instrutor para virar mentor.

“A partir de 2013 o programa ganhará 108 novos colaboradores na Paraíba,já que teremos mais mentores capacitados para treinar as turmas”, frisou Ticiana Soares. O curso de atualizado do Proerd durou cinco dias e foi ministrado por oito integrantes da Polícia Militar de Santa Cantarina.

O Proerd

Atualmente, o Proerd está presente em 50 cidades e em mais de mil escolas, entre públicas e privadas. Desde 2000, quando foi fundado, o programa já beneficiou mais de 80 mil crianças.

Com a recente qualificação, os policiais instrutores ficaram habilitados para atuar tanto nas séries iniciais do Ensino Fundamental ( 1º ao 5º ano) quanto no 7º ano, faixa etária alvo do programa. O curso de atualização também habilitará os policiais para trabalhar o combate ao bullying nas escolas, assunto inserido no novo currículo do Proerd.

Compartilhar