PM licita três motos aquáticas para reforçar patrulhamento

Militares receberam certificado de conclusão do curso na última segunda (3) Foto: Werneck Moreno
A Polícia Militar da Paraíba (PMPB) deverá reforçar, até o ano que vem, o policiamento nas áreas de mangues, rios, estuários e praias – sobretudo da Grande João Pessoa. Para isso, já está em processo de licitação a compra de três motos aquáticas (conhecidas como Jet Skis) e uma lancha.

Afora isso, 20 militares concluíram, esta semana, o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público e irão suplementar essa modalidade de policiamento. A capacitação, ministrada pela Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, habilita o aluno para tripular e conduzir pequenas embarcações de até oito metros de comprimento – incluindo lanchas do tipo ‘Laep-7’, que são muito utilizadas para o patrulhamento.

Segundo o Ajudante Geral da PMPB, tenente coronel Walter Dias de Araújo Júnior – que intermediou a participação dos militares no curso e foi um dos habilitados-, o incremento visa a reforçar o trabalho que já é feito hoje pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb). Com o apoio de uma lancha, o BPAmb realiza rondas e fiscalizações para coibir crimes ambientais e de outros tipos, nas áreas de mangues, rios, estuários e praias.

No período de férias, prioritariamente, ganha atenção as proximidades da Praia de Areia Vermelha (em Cabedelo) e Picãozinho (em Tambaú), que já estão sendo monitoradas constantemente neste mês de dezembro. Segundo o subcomandante do BPAmb, major Oscar Beauttenmüller, quando acionada, a equipe também atua coibindo a fuga de suspeitos em qualquer área de águas.

“Atendemos chamados principalmente nas cidades de Bayeux , Santa Rita, João Pessoa e Cabedelo, nas quais rios e mangues, principalmente o Paraíba e o Sanhauá, são utilizados pelos criminosos para praticar delitos como tráfico de drogas e pesca irregular”, contou o major, ao comentar que a chegada das motos aquáticas e a habilitação dos 20 militares (seis deles só do BPAmb) irá reforçar as fiscalizações.

O curso

A capacitação especial para tripular embarcações de pequeno porte tem duração média de 15 dias, com a execução de aulas teóricas e práticas. Entre as disciplinas estão: primeiros socorros, sobrevivência pessoal, combate a incêndio, meio ambiente aquaviário, noções de navegação, arte do marinheiro e legislação náutica.

A última turma formada – composta de policiais militares, integrantes do Exército, Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal – concluiu as aulas na última segunda, com a entrega dos certificados e das carteiras de habilitação feita pelo comandante da Capitania dos Portos na Paraíba, o capitão de fragata Victor Jerônimo Buarque.

Compartilhar