75 policiais participam de curso de qualificação para instrutor do Proerd

Curso terá duração de cinco dias e habilitará 75 instrutores já atuantes no Proerd (Foto: Wagner Varela)
Um total de 75 instrutores do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar da Paraíba, iniciaram, na manhã desta segunda (3), um curso de atualização sobre as metodologias aplicadas nacionalmente no combate às drogas nas escolas. O curso, que terá duração de cinco dias, está sendo ministrado por oito integrantes da Polícia Militar de Santa Cantarina.

As aulas acontecem no Centro de Ensino da PMPB, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Conforme a coordenadora estadual do Proerd, capitã Ticiana Soares, com esta capacitação o programa será ampliado na Paraíba. “Uma parte desses 75 instrutores serão capacitados para virar consultores de novas turmas, que somarão mais 108 colaboradores (a partir de 2013), totalizando 183 policiais habilitados para atuar no Proerd em todo o Estado”, detalhou a capitã, ao destacar que com o acréscimo de instrutores, novos municípios serão atendidos pelo programa.

Atualmente, o Proerd está presente em 50 cidades e em mais de mil escolas, entre públicas e privadas. Desde 2000, quando foi fundado, o programa já beneficiou mais de 80 mil crianças. “Essa capacitação é muito importante para o Proerd, já que é o ponto de partida para formarmos novas turmas e alcançarmos ainda mais crianças no que cerne a prevenção contra à violência e as drogas”, completou Ticiana.

Segundo ela, com essa qualificação, os policiais instrutores ficarão habilitados para atuar tanto nas séries iniciais do Ensino Fundamental ( 1º ao 5º ano) quanto no 7º ano, faixa etária alvo do programa. O curso de atualização também habilitrá os policiais para trabalhar o combate ao bullying nas escolas, assunto inserido no novo currículo do Proerd.

Compartilhar