PM já formou quase 1.200 alunos com o curso de Polícia Comunitária

Os cursos são realizados no Centro de educação e nos Batalhões
A polícia militar forma, nesta sexta-feira (30), mais 58 alunos do curso de polícia comunitária – filosofia de trabalho que promove a integração da polícia com a comunidade. A formação faz parte dos investimentos da corporação para capacitar o policial e os gestores públicos que vão atuar nas áreas das Unidades de Polícia Solidária (UPS) do Estado. Foram formados 5 oficiais, 42 cadetes, 8 praças, além de 3 líderes comunitários de João Pessoa.

Com essa turma, já são 1.172 capacitados em menos de dois anos. Essa formação vem sendo priorizada pela polícia militar como forma de prevenir o crime dentro dos bairros, buscando a parceria e construção da segurança pública entre a polícia e os moradores.

“Nesse curso levamos o conhecimento da filosofia de uma polícia que busca identificar os problemas da comunidade, propondo soluções para eles juntos aos órgãos responsáveis. É essa aproximação da polícia com a comunidade que pregamos, onde o morador é visto como o principal parceiro da Polícia”, explicou o Coordenador Estadual de Polícia Solidária, Coronel Marcos Alexandre Sobreira.

O curso é voltado para agentes da segurança pública (polícias e guardas dos municípios), conselheiros tutelares e líderes comunitários, que recebem capacitação nas áreas de direitos humanos, teoria de polícia comunitária, mediação de conflitos e formação de conselhos comunitários de segurança.

Capacitados – Em menos de dois anos, a Polícia Militar já formou 1.172 alunos com o curso de Polícia Comunitária, número que representa um crescimento de 153% em relação aos formados no período de 1998 a 2000, quando foram capacitados 798 alunos. Só este ano, já são 751 alunos formados.

Investimento – Durante participação no III Colóquio do programa “Brasil Mais seguro”, esta semana, a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, anunciou o investimento de R$ 4 milhões até 2014 para a polícia solidária da Paraíba. O programa federal busca dar suporte financeiro e operacional aos Estados no Combate ao Crime.

Redução da Criminalidade – A Paraíba já reduziu em 9,2% o número de homicídios nos dez primeiros meses de 2012, quando comparado o mesmo período do ano de 2011, conforme estatística da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social. Essa redução se deve a várias ações do Governo, entre elas, a implantação das UPS nos bairros, que vem promovendo a redução de Crimes Violentos Letais (CVLI) – o Homicídio – e os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) – o roubo.

Compartilhar