PM vai empregar 800 policiais na segurança da Romaria da Penha

Coronel Jefferson Pereira, comandante do Policiamento Regional Metropolitano, apresentou o esquema de segurança na manhã desta quinta (22)
A Polícia Militar divulgou, nesta quinta-feira (22), o esquema de segurança para a 249ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, que será realizada no próximo sábado (24), em João Pessoa. Ao todo, 800 policiais e 70 viaturas serão empregados no policiamento durante os 12 quilômetros de percurso, das 18h do sábado até às 18h do domingo.

O evento deve reunir cerca de 300 mil pessoas. Conforme o comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), coronel Jefferson Pereira, o esquema de policiamento foi dividido em oito setores, com uma atenção maior para a chegada dos fiéis, no santuário da Penha, onde estarão concentrados 216 homens.

Também receberá atenção especial o trecho que compreende a mata do Buraquinho e a Universidade Federal da Paraíba (por não possuir vias alternativas de circulação). Neste espaço, algumas medidas de segurança foram tomadas, como a interdição da passarela da Pedro II – que será bloqueada por policiais do Canil para evitar peso na estrutura , de forma a comprometer a segurança dos participantes.

Além disso, foram colocados 22 pontos de observação policial (POP). “O objetivo é garantir a segurança dos fiéis participantes, com aplicação de todos os recursos humanos e materiais da PM, de forma estratégica e antecipadamente planejada”, lembrou o coronel Jefferson Pereira, ao destacar que, este ano, a romaria será monitorada por câmeras, em toda a área do Santuário.

Outra novidade é que serão instaladas centrais de triagem das ocorrências, em quatro pontos: concentração (na Igreja Nossa Senhora de Lourdes), giradouro da UFPB, giradouro da Companhia de Habitação Popular e no Santuário da Penha.

“Esse postos são de fundamentação importância, pois irão dar fluidez ao evento. Aqueles procedimentos mais simples serão resolvidos no próprio local da romaria e outras de maior complexidade já serão encaminhadas para a delegacia competente”, apontou o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, durante apresentação do esquema de segurança na manhã desta quinta (22).

Planejamento

Durante o planejamento operacional, que durou mais de dois meses, a Polícia Militar participou de várias reuniões com os 14 órgãos envolvidos diretamente no evento, entre eles, Arquidiocese da Paraíba, Secretaria de Mobilidade Urbana, Secretaria de Estado da Saúde, Serviço de Atendimento Móvel Urbano, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.

Nos encontros, foram discutidos alguns pontos essenciais para garantir a segurança e o bem estar dos fiéis, como a limpeza do trajeto, poda das árvores, disciplinamento dos vendedores ambulantes e disponibilização de posto de atendimento de urgência.

Bebidas Alcoólicas

Uma reunião no Ministério Público Estadual, às 15h desta quinta (22), definirá um termo de ajustamento de conduta (TAC) para proibir a venda de bebidas alcoólicas em vasilhames de vidros. O encontro também disciplinará a atuação de cada órgão envolvido no evento religioso.