PM afasta praças e oficiais investigados pela Polícia Federal

Comandante geral da Pm, coronel Euller Chaves, afirmou que a corporação já vinha investigando policiais com conduta supostamente inadequada (Foto: Werneck Moreno)
A Operação Squadre, desencadeada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (9) – na Paraíba, confirmou as ações que já vinham sendo feitas pela Polícia Militar da Paraíba (PMPB), no sentido de investigar a suposta participação de integrantes da corporação em ações criminosas.

Dos 12 (sendo três oficias e nove praças) policiais militares com mandado de prisão em aberto dentro da operação, quatro (três praças e um oficial) já eram alvos, há aproximadamente cinco meses, de procedimentos administrativos instaurados pela corregedoria da PM.

Segundo o comandante geral da corporação, coronel Euller Chaves, de imediato, todos os 12 militares investigados serão afastados das atividades. Os oficiais serão recolhidos ao Centro de Educação da PM, em Mangabeira (capital), e os praças para a sede da 3º Companhia de Polícia Militar de Cabedelo (Grande João Pessoa).

“As informações colhidas pela Polícia Federal irão subsidiar esses procedimentos que já estão abertos (Conselhos de Disciplina para os três praças e Conselho de Justificação para o oficial) e os que serão instaurados a partir de então”, frisou o comandante, ao explicar que esses conselhos julgam se o militar tem condições ou não de permanecer na instituição.

Já nos casos em que houver indício de crime militar, serão instaurados Inquéritos Policiais Militares – competentes para apurar as infrações militares (a exemplo da deserção e delitos praticados em serviço).

Até o final da manha desta sexta-feira, dos 12 mandados de prisão contra militares, nove foram cumpridos pela Polícia Federal e dois pelo Grupo de Ações Táticas Especais (Gate) da PM. O efetivo da corporação, auxiliado pelo setor de inteligência, também está buscando cumprir o único mandado de prisão que resta.

Histórico

De acordo com dados da corregedoria da Polícia Militar, no período de janeiro de 2011 a setembro de 2012, já foram expulsos 19 policiais militares. Isso porque, após a instauração dos procedimentos legais, foi constatado que eles apresentavam envolvimento com crimes ou condutas contrárias aos valores da instituição.

Compartilhar