Polícia registra redução de homicídios em 34 bairros da Capital

Integração entre as polícias tem reduzido os índices de criminalidade em toda a Paraíba
O trabalho integrado das Polícias Militar e Civil tem contribuído para a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na Paraíba. Acompanhando as estatísticas dos homicídios em todo Estado, que sofreram uma redução de 22% no mês de outubro, 34 bairros de João Pessoa também registraram uma queda em mais de 46% no número de CVLI no mesmo período.

De acordo com os dados da 1ª Companhia do 1º Batalhão da Polícia Militar, no mês de outubro deste ano foram registrados sete homicídios, contra 13 casos ocorridos em 2011, o que representa uma queda de 46,15%.

Para o comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Almeida Martins, a redução pode ser atribuída à mudança de estratégia de trabalho. “Temos feito o mapeamento dos locais onde essas ocorrências são mais registradas, e intensificando o policiamento com rondas constantes nessas áreas, o que tem inibido a ação dos bandidos”, comentou.

Ele lembrou ainda do empenho do 1º BPM para alcançar a meta de redução traçada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Social. “Temos a meta estadual de reduzir em 10% o número de homicídios no Estado este ano e o 1º BPM vem trabalhando para contribuir no alcance desse resultado, o que pode ser observado neste mês de outubro, o qual fechamos com quatro vezes acima da meta de redução estipulada”, frisou.

Nova modalidade de policiamento – Uma das novidades que contribuiu para a redução da criminalidade foi a implantação do moto patrulhamento tático (Moto Tática), criado no mês de fevereiro para promover uma maior mobilidade no policiamento, principalmente na área do Centro da capital.

“Vimos a necessidade de criar essa modalidade por atuarmos em uma área de grande movimentação de veículos e pessoas e com isso garantimos agilidade no apoio à Rádio Patrulha e Força Tática, o que tem resultado na apreensão de armas e, consequentemente, na diminuição de crimes”, salientou o capitão Clecitoni Albuquerque, comandante da 1ª Companhia.

Planejamento para final de ano

O 1º BPM tem realizado várias reuniões com os oficiais para implantar neste final de ano um esquema de policiamento para prevenir os crimes contra o patrimônio que geralmente acontecem neste período de fim de ano – quando o fluxo de pessoas aumenta na área de comércio. O planejamento será apresentado ao Comando Geral da instituição.

“Nosso objetivo é garantir que os paraibanos saíam às compras com a sensação de segurança que vamos promover, isso é uma ação muito importante porque vai desaguar na economia do nosso Estado, que crescerá, já que o consumidor vai se sentir seguro para sair de casa e realizar compras”, finalizou o tenente-coronel Almeida.