PM discute assistência às mulheres vítimas de violência doméstica

Encontro reuniu representantes de diversos órgãos públicos e entidades Não Governamentais
Uma reunião entre entidades representativas das mulheres e a Coordenadoria de Integração Comunitária da Polícia Militar definiu, nesta terça-feira (30), ações para o enfrentamento da violência doméstica, nos Bairros São José e Manaíra .

No encontro, que aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do São José, os participantes discutiram a temática e firmaram uma parceira, que visa garantir uma maior assistência ao público feminino dessas duas localidades.

Para a representante do Centro de Referência 8 de Março, a assistente social Kaliandra de Oliveira, a difusão no trabalho de orientação para o maior número possível de mulheres é importante “porque a violência doméstica não é privilégio de uma classe social, mas está presente em todas as classes”, disse ela, ao agradecer o apoio da Polícia Militar, que desenvolverá um trabalho de conscientização com as mulheres dos dois bairros.

Os policiais enfatizarão, entre outras questões, a necessidade das mulheres denunciarem à polícia os casos de violência doméstica.

“Primeiramente faremos um trabalho de orientação com cada um dos nossos policiais para que eles saibam da importância e necessidade de encaminhar as vítimas de violência doméstica para as redes de assistência às mulheres. A partir daí, eles servirão de multiplicadores e educadores junto ao público feminino”, explicou o comandante da Unidade de Polícia Solidária do Bairro São José, tenente Márcio Alcântara.

Ele enfatizou, ainda, que além de tomar providências contra o agressor, os policiais vão garantir um acompanhamento integral às vítimas, com o apoio dos órgãos representativos de defesa dos direitos da mulher.

Durante a reunião realizada nesta terça (30), o coordenador de Integração Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar, Major Lúcio Domingos, que também acompanhou as discussões, propôs que fosse elaborado um cronograma de palestras com orientações para as mulheres.

“Mostraremos nessas palestras as leis de proteção às mulheres, dando orientações que possam promover esse enfrentamento. Fizemos isso no Bairro de Mandacaru e vamos trazer a mesma proposta para os Bairros São José e Manaíra”, contou. Também participaram do encontro representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Agentes de Saúde dos bairros de Manaíra e Bairro São José.

Polícia Comunitária

As reuniões fazem parte da filosofia de trabalho utilizada atualmente na PMPB, que busca integrar órgãos públicos para promover soluções de problemas comuns dos moradores. Este trabalho é feito nas comunidades, onde os policiais escutam os problemas dos moradores e encaminham aos órgãos responsáveis, cobrando providências.

Compartilhar