PM disponibilizará 1.000 homens para segurança do Enem 2013

Reunião entre Estado-Maior Estratégico da PM e o Coordenador Regional do ENEM nos Correios definiu esquema de segurança (Foto: Werneck Moreno)
Uma reunião entre o Estado-Maior Estratégico (EME) da Polícia Militar e a Coordenação Regional dos Correios definiu, nessa segunda-feira (22), o esquema de segurança para o ENEM 2013 – que acontece nos próximos dias 3 e 4 de Novembro.

O Coordenador Regional do ENEM nos Correios (responsável pelo transportes dos exames), Sérgio Dantas, definiu e apresentou as principais rotas por onde serão distribuídos os malotes com as provas do ENEM. Os exames ficarão no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, em João Pessoa, e 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Campina Grande. De lá serão encaminhados a partir da sexta-feira (02) para as centralizadoras dos correios espalhadas pelo Estado.

A distribuição para os locais de prova acontecem nos dias 3 e 4 de Novembro. A Polícia Militar será responsável pela segurança no encaminhamento e distribuição das provas – fazendo a escolta dos carros dos correios que transportarão os malotes.

Na reunião, o coordenador regional do ENEM solicitou o policiamento para garantir a distribuição das provas e aplicação do Exame, destacando o papel da Polícia Militar neste processo.

“É fundamental a presença da Polícia Militar para garantir a boa realização das provas, principalmente porque esta instituição promove a segurança desde a distribuição das provas até o final da aplicação do Exame”, destacou Sérgio Dantas.

Segurança no dia da Aplicação das Provas

O Coordenador Geral do EME, Coronel Marcos Carvalho, definiu que mais de 1.000 homens serão empregados para garantir segurança durante a aplicação das provas no Estado.

“Contaremos com mais de 1.000 homens de forma direta e indireta que serão mobilizados. De forma direta porque em cada local de prova terá um serviço de policiamento específico para o ENEM, com policiais nesses locais de aplicação prontos para atender qualquer ocorrência. E indireta porque esses policiais contarão com o apoio de viaturas e motos do policiamento ordinário, que ficará nas imediações dos locais de provas”, explicou o Coronel.

A polícia Militar planejou desde o início de setembro o esquema do policiamento para o ENEM, principalmente pela preocupação com a segurança do transporte dos malotes que serão distribuídos para os 276 locais de aplicação das provas.

Ao todo, são 1.262 salas de aplicação de provas que serão realizadas em 38 cidades paraibanas, todas elas cobertas por Batalhões e Companhias de Polícia – que garantirão a segurança para a realização das provas.

Aplicação das provas

As provas acontecem nos próximos dias 3 e 4 de Novembro. Para garantir a realização das provas, há um envolvimento dos Correios, Exército Brasileiro, Polícia Militar e da empresa aplicadora das provas.