Governador entrega insígnias que marcam a promoção de 144 praças

Solenidade de promoção foi realizada no salão nobre do Palácio da Redenção (Foto: Werneck Moreno)
Uma solenidade presidida pelo Governador do Estado, Ricardo Coutinho, marcou a entrega das insígnias da nova graduação dos 144 policiais do quadro de praças promovidos na Polícia Militar. O evento aconteceu, nessa segunda-feira (15), no salão nobre do Palácio da Redenção, em João Pessoa, com a presença de familiares e amigos dos policiais contemplados com a ascensão na carreira policial.

O Governador classificou as promoções como um ato de manutenção do respeito à carreira policial. Parabenizando os promovidos, ele lembrou que apenas foi garantido o respeito ao direito dos policiais e destacou a importância da ‘despartidarização’ das instituições.

“Os promovidos aqui realmente mereceram ser promovidos, isso reflete a importância do policial em investir na sua própria qualificação, nos seus resultados e respeito a hierarquia, pois agora eles têm a certeza de que mais na frente serão recompensados sem precisar de indicação de A ou B para que isso aconteça”, comentou Ricardo Coutinho.

Já o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, apontou as promoções como um processo de valorização do policial militar.

“É um processo que garante acesso às graduações como reconhecimento pelo esforço no desempenho funcional e incontestável condição ética e moral. Fazendo isso, promovemos aqueles que podem contribuir imediatamente na busca dos objetivos estabelecidos pelo Estado”, frisou.

Um discurso emocionado do subtenente da PM, Jair Carlos, representou o agradecimento dos promovidos. “É um momento de alegria inexplicável quando a gente alcança uma promoção. Nos orgulha, orgulha nossa família e reascende o orgulho que temos por fazer parte da instituição polícia militar”, declarou o subtenente que atua no 1º Batalhão de Polícia Militar.

A solenidade marcou ainda a promoção de 36 praças do Corpo de Bombeiros Militares, que juntamente com as 144 promoções da PM resultou em um acréscimo de mais de 170 mil, por mês, na folha de pagamento do Estado.

O ato das promoções concedidas pela Polícia Militar foi publicado no Boletim Interno da instituição, na última Sexta-feira (12). A relação traz a promoção de 43 policiais 1º sargento à graduação de Subtenente (mais alta do quadro de praças), 100 Policiais da graduação de 2º sargento que passam a ser 1º Sargento – além de um 3º sargento que foi promovido a 2º Sargento.

As promoções atenderam a dois critérios: Por antiguidade, que beneficiou policiais com mais tempo de serviço em determinada graduação hierárquica perante os outros da mesma graduação, e por merecimento – promoção concedida aos policiais que se distinguem dos outros no desempenho do serviço.

Promoções

Em menos de dois anos, já foram promovidos 940 policiais do quadro de praças. 141 policiais receberam a promoção para subtenente, 198 para a graduação de 1º Sargento, 21 para 2º Sargento e 542 alcançaram a promoção para 3º Sargento – além de 38 para Cabo.

A maioria dos policiais promovidos passou por Cursos de Formação, Aperfeiçoamento e Habilitação, sendo qualificados antes de receberem a promoção que elevou a graduação destes policiais dentro da instituição policial.

Entrada de novos soldados

A Polícia Militar formou, nos últimos 20 meses, mais de 800 novos soldados que já estão atuando nos batalhões do Estado.

Atualmente, mais uma turma de soldados está sendo formada no Centro de Educação, na Capital, e nos Batalhões Operacionais do Estado. Os novos policiais reforçarão o efetivo da polícia militar após o período de formação que contempla o aprendizado nas áreas de direitos humanos, policiamento comunitário, defesa pessoal, legislação, tiro defensivo e outras disciplinas que somadas ultrapassam às 1.000 horas de aula.