Polícia Militar vai instalar uma UPS no terminal de integração da Capital

Efetivo já está atuando no local
Atendendo uma reivindicação dos passageiros do transporte público de João Pessoa, O Governo do Estado, através da Polícia Militar, vai entregar nos próximos quinze dias uma Unidade de Polícia Solidária (UPS) no Terminal de Integração do Varadouro – que atenderá também o terminal rodoviário interestadual. Cerca de 30 mil passageiros do transporte coletivo serão beneficiados com o serviço.

A instalação da unidade animou os comerciantes, que comemoraram a notícia. “A gente sempre pediu um posto de polícia ou viatura aqui porque é muita gente nessa integração que reclama de assaltos”, declarou o comerciante Francisco José, que tem uma lanchonete no Terminal.

Ao todo, serão investidos R$ 20 mil reais na reforma e montagem da unidade – que contará com monitoramento de câmeras, sinalização e uma ‘linha solidária’ para as pessoas entrarem em contato diretamente com os policiais de plantão. A UPS da integração vai contar com um efetivo de 20 policiais e uma viatura 24 horas no local. O prédio foi cedido pela Associação das Empresas dos Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP)

“A UPS vai garantir a permanência da polícia 24 horas, com cinco policiais por dia. Essa presença vai coibir roubos que acontecem no local, além da possível venda de drogas que ocorre durante a noite”, comentou o Tenente Coronel Almeida Martins, comandante do 1º BPM e responsável pela UPS da integração.

Além de garantir a segurança, a UPS também vai estabelecer um diálogo com os passageiros do transporte coletivo, escutando problemas de diversos bairros de João Pessoa, já que por lá passam um grande número de pessoas, por dia, de diferentes localidades.

Quadro atual

A integração de passageiros do Varadouro tem sido palco de diversas ocorrências de crimes de furto e roubo. A polícia militar traçou uma mancha criminal do Centro de João Pessoa e percebeu que o local apresenta os maiores problemas nesse tipo de ocorrência. Durante a madrugada foram constatadas várias ocorrências de brigas envolvendo pessoas que vêm de casas de show da cidade e lá promovem ‘badernas’.

Providências

Os vinte policiais da futura UPS da Integração já estão atuando desde a semana passada no local. Já foram registradas cerca de duas ocorrências por dia atendidas pelos policiais, além de inúmeras evitadas. O tráfico de drogas (alvo de reclamação dos comerciantes) já não existe mais e as pessoas já sentem uma sensação de segurança para poderem pegar transporte coletivo em horas mais avançadas da noite.

UPS

Sete bairros de João Pessoa já possuem uma UPS (Mandacaru, Bola na Rede, Bairro São José, Roger, Jardim Planalto, Alto do Mateus e Bela Vista). Outras quatro estão em construção no Estado: Geisel, Jaguaribe, Alto das Populares (Santa Rita) e Renascer (Cabedelo), além da UPS da integração.

Compartilhar