PMPB prepara instalação de Conselhos Comunitários de Segurança

Conselhos serão instalados em vários bairros da Capital
Uma reunião entre líderes comunitários e policiais militares marcou a preparação para vários bairros de João Pessoa receberem um Conselho Comunitário de Segurança – canal de participação popular para discutir assuntos ligados à segurança pública. O encontro aconteceu, esta semana, no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISP), em Manaíra, na Capital.

Presidindo a reunião, o Coordenador de Integração Comunitária e Direitos Humanos, Major Lúcio Domingos da Silva, propôs aos Policiais participantes formas de estimular as comunidades a criarem seus próprios conselhos.

Na ocasião, ele conclamou os líderes comunitários a participarem dessa construção de diálogo que tem como finalidade tornar comum os problemas e buscar soluções de forma conjunta (entre comunidade e órgãos de segurança).

Esses conselhos vão funcionar com reuniões periódicas entre as pessoas da comunidade e os policiais, onde serão expostos pelos moradores os problemas daquela localidade e todos juntos buscarão soluções, isso vai possibilitar a diminuição dos índices de criminalidade”, explicou o Major.

Em João Pessoa, dois bairros já contam com Conselhos Comunitários de Segurança: Mangabeira e Manaíra. Nos conselhos participam policiais e bombeiros militares, civis, guardas municipais, comerciantes, líderes comunitários e moradores.

Para o coordenador adjunto de Integração Comunitária e Direitos Humanos, Capitão Jamerson Souza, os conselhos se constituem em uma forma simples e rápida de interação com a comunidade, além da busca de promover a paz social.

“Porque de forma colegiada são debatidas as questões da criminalidade e procuradas soluções para a segurança pública dentro das comunidades”, destacou.

Ao final da reunião, foram agendadas uma série de palestras nas comunidades. No primeiro momento os conselhos serão instalados em comunidades que já possuem policiamento solidário, em seguida será ampliado para todo o Estado.

Participaram da reunião líderes comunitários do Roger, Jardim Planalto, Bola na Rede, Bela Vista, Mandacaru, Esplanada e Ilha do Bispo. Da Polícia Militar foram todos os comandantes das 7 UPS da Capital, além do Comandante da Companhia Especializada de Apoio ao Turista (CEATUR), Capitão Onierbeth Oliveira.

CONSELHOS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA

Os Conselhos Comunitários de Segurança são canais de participação popular em assuntos ligados à Segurança Pública. Eles têm caráter consultivo e podem ser constituídos em municípios, bairros ou comunidades.

No caso específico dos Conselhos Comunitários de Segurança, os gestores das organizações policiais devem ouvir as questões apresentadas, adotar as providências necessárias para a solução dentro da sua esfera de competência ou encaminhar a quem possa resolvê-las, além de apresentar os resultados das ações.

Eles devem promover a integração das instituições policiais com a comunidade e desta com a polícia, restituindo a credibilidade de ambos os lados e transmitindo confiança e sentimento de segurança. A aproximação entre polícia e comunidade deve contribuir para a construção de uma relação de respeito mútuo entre policiais e cidadãos.