Solenidade marca a abertura oficial da Semana da Pátria

A abertura da solenidade aconteceu com o acendimento da pira e hasteamento do Pavilhão Nacional (Foto: Werneck Moreno)
Na manhã deste sábado (1), o secretário Lúcio Flávio Vasconcelos, representando o governador Ricardo Coutinho, ao lado de autoridades militares, abriu as comemorações alusivas à Semana da Pátria 2012. O evento, que celebrou os 190 anos da Independência do Brasil, aconteceu na Praça João Pessoa, centro da Capital.

A abertura aconteceu com o acendimento da pira e hasteamento do Pavilhão Nacional. Os cadetes da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco trouxeram a tocha com o fogo simbólico da Pátria numa corrida que percorreu o trajeto da Praça da Independência até o local da solenidade.

Ao chegarem entregaram a tocha ao atleta Eladio dos Santos Júnior, da Federação Paraibana de Taekwondo, que acompanhado pelo representante da Liga de Defesa Nacional na Paraíba, João da Costa, acendeu a pira. Em seguida houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado da Paraíba e da cidade de João Pessoa ao som do Hino Nacional tocado pela Banda da Polícia Militar da Paraíba. A Companhia Nacional das Escolas da Comunidade (Cnec) se apresentou ao final da solenidade representando o corpo estudantil.

O secretário Lúcio Flávio decretou aberta a semana destacando a importância do para o Estado e Nação. “Este é um momento de extrema importância para celebrar o civismo e refletirmos sobre o que estamos construindo. Muitos lutaram e morreram por esses valores, nosso dever é reconhecer a força e coragem desses guerreiros. O Governo está integrado em nome da liberdade, em nome da independência”, declarou o secretário.

Além do secretário da Casa Civil, estiveram presentes o coronel Antonio Soares Chaves (Chefe da Casa Militar), Genival Máximo de Oliveira (representante da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial), José de Arimateia Pereira de Albuquerque (da Escola Superior de Guerra), Integrantes do Batalhão Suez, Major Glauber, do 1º Grupamento de Engenharia, Tenente Diniz, da Associação Paraibana de Oficiais de Reserva do Exército, coronel Sobreira do Comando Geral da Polícia Militar e o capitão Sena, da Polícia Militar.

Compartilhar